Tá Bombando: 30 curiosidades sobre o maior hino brasileiro: Evidências

06 jul | 4 minutos de leitura

“Chega de mentiras, de negar o meu desejo. Eu te quero mais que tudo, eu preciso do seu beijo…” O grande sucesso da música popular brasileira, “Evidências”, que acabou virando um clássico sertanejo, já pode ser considerado nosso verdadeiro hino nacional.

Se você já foi a um karaokê, com certeza já deve ter cantado ou assistido alguém cantar esses versos ao menos uma vez. Ou duas. Ou mais. O sucesso é tanto que separamos 30 curiosidades sobre esse verdadeiro hino.

1 – A música foi composta em 1989, por Paulo Sérgio Valle e José Augusto, isso mesmo, o José Augusto de “agora aguuuuuenta coração”;

2 – “Evidências” nem foi sempre um hino. Na época, um produtor ouviu e disse que a música não era boa;

3 – O cantor Leonardo Sullivan foi o primeiro a gravar a canção. Mas, mais uma vez, o hino foi incompreendido. A gravadora do cantor afirmou que Evidências era “muito ruim” e para evitar a fadiga não iam “trabalhar a música”, ou seja, divulgar e distribuir a faixa.

4 – Assim, ela permaneceu quase inédita, até que no ano seguinte, José Augusto mostrou música para os irmãos Chitãozinho & Xororó. Eles ouviram a cassete no carro, indo de Campinas para a São Paulo e foi amor à primeira ouvida.

5 – A dupla gravou a música no disco Cowboy do Asfalto, lançado em 1990.

Cowboy do Asfalto, 1990.

6 – Com 48 anos de carreira, Chitãozinho & Xororó continuam cantando Evidências em TODOS seus shows.

7 – Existem mais de 80 regravações da canção. o eterno hino brasileiro também já foi sucesso nas vozes de Ana Carolina, Zezé Di Camargo e Luciano, Leonardo, Bruno e Marrone, Preta Gil.

8 – O sucesso de Evidências transpassou todas as fronteiras nacionais e até o fim dessa lista foi gravada em espanhol.

9 – Em francês.

10 – Em italiano.

11 – E em inglês.

12 – É provavelmente a música mais cantada no trânsito, no churrasco, no banho e até pela Fátima Bernardes.

13 – … e é a mais cantada nos karaokês do país, segundo um estudo feito pelo KWC Brasil, que promove o campeonato mundial de Karaokê.

14 – “Evidências” é cantada em média, 5,2 vezes por noite num mesmo karaokê. Até o fim do ano ela terá sido cantada quase duas mil vezes só nos karaokês.

15 – O povo canta tanto Evidências, que Chitãozinho e Xororó foram os homenageados na final do campeonato oficial de Karaokê que rolou em 2017. Pois é, o hino ultrapassa as barreiras do tempo também.

Resultado de imagem

16 – No karaokê, todos querem cantar a música, pois convenhamos, é um passo para a fama. Um jeito fácil de arrancar aplausos e admiração de qualquer platéia.

17 – Tanto que às vezes rola corrida no karaokê pra ver quem vai cantar primeiro. Às vezes, vira discórdia.

Resultado de imagem

18 – Mas, basta um “quando digo que deixei de te amar” pra todo mundo se unir. É um momento patriótico emocionante. A bandeira é hasteada e a paz selada!

19 – O hino une a turma dos católicos, budistas, evangélicos, umbandistas, impressionistas.

20 – Do Pagode, do Trance, do Reggae, do Punk, do Gospel, do Rap.

21 – Prova disso foi a multidão entoando o hino no Maracanã, após um show de uma banda de rock.

22 – Ou do vídeo que viralizou, em 2017, mostrando a paulistana que puxou a música dentro do metrô sendo acompanhada por uma galera.

23 – Todo brasileiro carrega esse hino no DNA, só pode!

24 – Na letra, notamos evidências de psicanálise. Se “negando os desejos”, não é alusão à sublimação, o fenômeno de reprimir o desejos por meio de atividades socialmente aceitas, como trabalhar, pintar e cantar no Karaokê, então Freud não explica mais nada!

25 – É um vai não vai, um gosto não gosto, um quero não quero que parece até ter sido escrita por um geminiano com ascendente em libra! Mas, não, foi escrita por dois leoninos.

Resultado de imagem

26 – E aí a gente se pergunta o por quê amamos tanto essa música?

27 – Será que no fundo todos nós temos um crush mal resolvido ou é só nossa insegurança somada a padrões sociais impostos que nos transformam em cantores sertanejos profissionais?

Resultado de imagem

28 – Ou o que a gente admira é a coragem de largar o controle da relação e se jogar nas profundezas da paixão?

29 – Está entre as três músicas mais cantadas por torcedores na Copa da Rússia 2018;

30 – Não importa, a gente só sabe que nessa loucura de dizer que não te quero, vou negando as aparências, disfarçando as evidências. Mas pra que viver fingindo, se eu não posso enganar meu coração? EU SEI QUE TE AMO!

 

 

Leia mais

De samba a funk, confira músicas criadas para a Copa do Mundo 2018

As profissões antigas – que você nem imaginava – de 15 cantores e cantoras