Robôs atendem e cozinham em restaurante em Pequim

30 out | 1 minuto de leitura

Garçom, aqui nessa mesa de bar…

Foto: Panasonic/Divulgação

Você gostaria de ser servido por um robô? Sim, na China isso já é possível. Um acordo entre a Panasonic e a Haidilao International Holding, uma das maiores redes de restaurantes da Ásia, fecharam um acordo que possibilitou a inauguração da primeira cozinha automatizada do mundo. Os robôs anotam pedidos, preparam os alimentos e servem os clientes.

 

O restaurante

Inaugurado no dia 28 de outubro, o restaurante automatizado busca diminuir os custos laborais e aumentar a eficiência de atendimento. O presidente da rede, Zhang Yong, afirma que não é apenas um restaurante e sim uma empresa dedicada a manufatura e logística, pois antes da comida chegar à mesa do cliente, há todo um processo em elaboração. Ou seja, o serviço em si, também é relevante.

A companhia, por sinal, pretende crescer até ter cinco mil estabelecimentos no mundo, criando aos poucos mais restaurantes automatizados na China, e depois a organização visa partir para o exterior. E detalhe: a empresa conjunta foi criada com um investimento de 20 milhões de dólares.

A companhia

A Haidilao se tornou a primeira rede de restaurantes da Ásia a superar os 10 bilhões de dólares em valor de mercado quando realizou uma oferta pública em Hong Kong. A empresa conta com mais de 360 estabelecimentos no mundo todo, entre Japão, EUA E Taiwan.

O criador da rede contou que quando criou a Haidilao, há 24 anos, o negócio de restaurantes tinha “séculos de atraso” e com a tecnologia disponível, ele decidiu administrar restaurantes mais eficientes.

Você gostaria de ser servido por um robô?

 

[vejatambem]