Carne de frango sem abater nenhuma ave? Um frigorífico já está fazendo

14 nov | 1 minuto de leitura

Será magia ou tecnologia?

Em meio a um mundo vegetariano, vegano e dietas baseadas em carne de frango, não temos como negar que a forma como a ave é criada está sendo revista. Já não é aceito a aplicação de hormônios e a forma como os frangos se alimentam e vivem passaram por reformulações.

Mas existe um frigorífico, Just – empresa alimentícia – em São Francisco, nos EUA, onde estão fazendo nuggets de frango fabricados a partir de uma pena de galinha.

Essa carne não deve ser confundida com hambúrgueres vegetarianos à base de verduras, legumes ou outros produtos que se tornaram substitutos das carnes.

 

Carne sintética?

A carne é produzida a partir de células animais e o produto pode ser chamado de: carne in vitro, carne sintética ou cultivada em laboratório.

Para produzir um nugget de frango, são necessários cerca de dois dias e um pequeno birreator, usando uma proteína que estimula as células a se multiplicarem, algum tipo de suporte para dar estrutura ao produto e um meio de cultura ou desenvolvimento, para alimentar a carne conforme ela se desenvolve.

O resultado

A equipe da BBC provou o nugget de frango e disse que a pele é crocante e a carne é saborosa, com textura um pouco mais macia do que a de um nugget do McDonald’s ou do KFC.

O produto ainda não está disponível para venda, mas o presidente-executivo da Just, Josh Tetrick diz que, até o fim de 2018, o produto estará no cardápio de alguns restaurantes.

 

Proteger o meio ambiente

O presidente e outros empresários contam que querem impedir o abate de animais e proteger o ambiente da degradação da pecuária intensiva industrial. “Estamos tentando resolver o problema de como alimentar a crescente população sem destruir o planeta, lembrando que a carne não é geneticamente modificada e não requer antibióticos para crescer“, afirma Josh Tetrick.

 

[vejatambem]