Pular para o conteúdo

Conheça a campanha Maio Amarelo e entenda a importância que ela tem para o trânsito

Escrito por


Maio Amarelo acontece em todo o Brasil 

Já foi estabelecido: cada mês uma cor para conscientizar a população sobre um tema. A cor do mês de maio é amarela e logo já pensamos em trânsito, mas clama que há explicações para essa definição.

Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, sendo que ele deve ser seguro para todos, em qualquer situação. O tema de 2019 é: “No trânsito, o sentido é a vida”.Maio Amarelo: Conheça a ação e entenda a importância dela

Conheça a campanha Maio Amarelo e entenda a importância que ela tem para o trânsito

O Movimento Maio Amarelo nasceu com um objetivo: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção da ação “Maio Amarelo” é colocar em debates temas sobre segurança no trânsito e mobilizar toda a sociedade.  E claro que empresas de transporte, de automóveis e afins são mais que bem-vindas nessa ação.

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”, período que vai até o ano de 2020. O documento foi criado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, apenas em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Cerca de 50 milhões de pessoas sobreviveram aos acidentes, mas ficaram com sequelas.

A explicação para o uso do amarelo, é que a cor simboliza um sinal de advertência e atenção. Com isso, o quinto mês do ano se tornou referência mundial para ações sobre segurança no trânsito, e junto com ele, a cor amarela, para representar atenção.

De acordo com o portal “Maio Amarelo”, cerca de três mil pessoas morrem em estradas e ruas, sendo a maior causa de mortes no mundo. Entre pessoas na faixa de 15 a 29 anos de idade, acidente de trânsito é o primeiro responsável por mortes. Na faixa de 5 a 14 anos, é a segunda causa de morte e entre 30 a 44, o terceiro motivo.Maio Amarelo: Conheça a ação e entenda a importância dela

Atualmente, segundo o portal Maio Amarelo, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Porém, se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020, passando para a quinta maior causa de mortalidade, e 2,4 milhões, em 2030. Nesse mesmo ano, cerca de 20 milhões a 50 milhões de pessoas vão ter sobrevivido aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. Logo, a intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar cinco milhões de vidas até 2020.

Segundo informações do Observatório Nacional de Segurança Viária, em 2017, o tema da segurança no trânsito foi abordado em 26 países, além do Brasil.

 

Ações para conscientizar

Em Juiz de Fora, as ações do Maio Amarelo começaram no dia 05 e estão sendo realizadas pela Secretaria de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Juiz de Fora (Settra), em parceria com a Comissão Municipal de Segurança e Educação no Trânsito.

Na programação, foi realizada uma exposição de veículos antigos, simulação de resgate de acidentes com Corpo de Bombeiros e participação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Táxis e ônibus foram adesivados com a temática do Maio Amarelo.

Além disso, diversas empresas da cidade receberam palestras da Settra e também teve Blitz educativa “Criança também ensina”, com alunos da Escola Municipal Professora Marlene Barros. No último dia de ações, 29 de maio, ainda terá uma palestra da Polícia Rodoviária Federal sobre Lei Seca e Velocidade.

 

Ações no trânsito, o local que mais importa

Além da campanha da Prefeitura de Juiz de Fora, a Ansal, empresa de transporte público, também desenvolveu ações para conscientizar o pedestre e os colaboradores.Maio Amarelo: Conheça a ação e entenda a importância dela

De acordo com Rafael Raniele, responsável pela ouvidoria da Ansal, a campanha Maio Amarelo surgiu pela preocupação que a empresa tem com o trânsito e também como uma forma de educar a sociedade. “Para nossos colaboradores, fizemos uma campanha em que eles penduram fotos de suas famílias em um varal, e escrevem uma frase explicando como podem contribuir para um trânsito melhor. No fim, vamos escolher, junto com o órgão da Prefeitura responsável, a melhor frase e o ganhador será premiado”, explica Cláudia.

Cláudia Ferreira, supervisora de Recursos Humanos da Ansal, também conta que conscientizar os colaboradores é uma ação diária, e engloba todos os cenários do trânsito, como motoristas, pedestres e ciclistas. “Fazemos isso para mostrar que cada colaborador possui uma responsabilidade em reduzir os acidentes de trânsito, pois assim que o motorista sai do trabalho, ele se torna ciclista, pedestre, motorista de carro, de moto”, conta.

A supervisora de RH ainda diz que trabalhar assuntos como trânsito é um desafio. “Junto com os órgãos envolvidos, vamos buscando, a cada dia, resolver e minimizar os problemas do trânsito e melhorar o impacto que ele causa na vida das pessoas”, explica Cláudia.

Maio Amarelo: Conheça a ação e entenda a importância dela
Foto: Olavo Cerezo

Além disso, a plotagem de um ônibus sempre marca ações da empresa, que existe em vários estados do Brasil. Dessa vez, a Ansal escolheu um ônibus da linha 211 para levar essa mensagem para a população de Juiz de Fora.

Se você está se perguntando como pode contribuir para um trânsito mais seguro, confira as dicas do pessoal da Ansal:

1 – Seguir as normas de regulamentação do trânsito;

2 – Sempre usar cinto de segurança;

3 – Estar sempre atento, seja motorista ou pedestre;

4 – Obedecer às sinalizações de trânsito, seja você motorista, ciclista ou pedestre;

5 – Respeitar as faixas de pedestre, pois ele sempre é prioridade.

 

Conheça a Ansal no Facebook e Site.

 

Por: Ombrelo