Pular para o conteúdo

Festas Tradicionais do Brasil – Descubra a cultura do nosso país através das festas típicas

Escrito por


Não é só o carnaval como festa tradicional 

O Brasil é conhecido por ser um país festivo, com diversas festas tradicionais comemoradas em todas as regiões do país. As festas populares são conhecidas também como manifestações populares ou festas típicas, que abrangem uma determinada região. As festas são sempre baseadas em costumes e na tradição cultural de um povo.

Em nosso país, essas festas acontecem de janeiro a janeiro, de norte a sul do país, com muitas atrações culturais, pessoas usando roupas tradicionais, comidas típicas, danças folclóricas e música regional.

Saiba as datas, os locais e se programe para conhecer todas. Festas Tradicionais do Brasil - Conheça quais são e se encante

Festas Tradicionais do Brasil – Descubra a cultura do nosso país através das festas típicas

 

Janeiro

Lavagem do Bonfim

A Festa “Lavagem do Bonfom” é uma das mais tradicionais de Salvador, na Bahia. Uma procissão começa na Igreja da Conceição da Praia e percorre 8 km até a Igreja do Bonfim.

As baianas vestidas de trajes típicos, com vasos com água de cheiro sobem a Colina Sagrada para lavar a escadaria da igreja e homenagear Oxalá, o maior dos orixás e representante do Senhor do Bonfim no Candomblé.

A lavagem acontece sempre na segunda quinta-feira de janeiro. Festas Tradicionais do Brasil - Conheça quais são e se encante

 

Folia de Reis

A Folia de Reis é comemorada em diversas regiões do Brasil, começando no dia 24 de dezembro e sendo finalizada dia 06 de janeiro.

A Festa representa a visita que o menino Jesus recebe dos três reis magos Melchior, Baltasar e Gaspar, um dia após seu nascimento.

Durante a Folia de Reis, os donos de casas recebem os integrantes da Folia, que executam modas de viola e danças como a catire e o cateretê.Festas Tradicionais do Brasil Festas - Folia de Reis é uma dessas festas.

 

Fevereiro e Março

Carnaval

O Carnaval é uma das festas tradicionais do Brasil mais conhecida dentro e fora do país. As pessoas se juntam, vão para as ruas, assistem aos desfiles, participam de bloquinhos e colocam as fantasias à mostra. No Brasil, o carnaval é comemorado de formas diferentes em algumas regiões.

No Rio de Janeiro e São Paulo, os destaques vão para os desfiles das escolas de samba no Sambódromo, com os carros alegóricos, muitas fantasias bufantes e temas de cair o queixo.

Já em Minas Gerais, o lugar ideal para se curtir o carnaval é em cidade pequena. Basta escolher a preferida, juntar o pessoal, ver a programação e curtir.

Já em Salvador, o que domina são os trios elétricos nas ruas com cantores renomados. Em Pernambuco, o que mais chama atenção são os Bonecos de Olinda, o Bloco Bacalhau do Batata e a predominância do Frevo.

Festas Tradicionais do Brasil - O Carnaval é uma das festas mais conhecidas.

 

Junho e Julho

Festa do Divino

A Festa do Divino tem origem em Portugal e é promovida pela Igreja Católica. É realizada em diversos estados brasileiros como Minas Gerais, Goiás, Bahia, Maranhão e Rio Grande do Sul, onde se celebra e representa a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e Virgem Maria.

Dependendo do local onde é celebrada, há manifestações folclóricas, missas, procissões, apresentações artísticas, novenas e representação teatral.

Festas Tradicionais do Brasil - A Festa do Divino é uma dessas festas.

 

Festa Junina

A Festa Junina tem origem portuguesa e é característica do mês de junho e julho. É usada para celebrar Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo.

Na Festa Junina há barraquinhas com comidas típicas, fogueiras, bandeirinhas, danças típicas, como quadrilha e forró e a principal atração: o casamento. Festas Tradicionais do Brasil - A Festa Junina é uma das mais esperadas do ano

 

Boi-Bumbá ou Bumba meu boi

A Festa do Boi-Bumbá ou Bumba Meu Boi é celebrada no Maranhão, é tradição desde o século XVIII. A lenda da festa conta sobre a ressurreição de um boi mais bonito de uma fazenda, que foi morto para satisfazer o desejo de uma grávida em comer a sua língua.

As principais atrações dessa festa típica são as danças, encenações de personagens da lenda e músicas típicas.

Festas Tradicionais do Brasil - A Festa Boi Bumba é bem conhecida

 

Festival de Parintins

É a mesma comemoração da Festa do Bumba Meu Boi, mas é comemorada na cidade de Parintins, no Amazonas. Porém, o Festival possui mais destaque e repercussão, pois é a maior de todas, capaz de reunir mais de 50 mil pessoas.

O destaque da festa é uma apresentação do duelo entre as agremiações do Boi Garantido e Boi Caprichoso. As equipes contam com mais de 3 mil pessoas cada e durante a apresentação eles contam uma história. Os ritmistas cantam e tocam músicas típicas da festa, com letras e mitos da floresta amazônica. A premiação acontece no Bumbódromo.Festas Tradicionais do Brasil - Festival de Parintins é bem conhecido

 

Cavalhadas

A festa reproduz os torneios medievais do século VI. As atrações da cavalhada incluem desfile de cavalos, corridas de cavaleiros realizadas em espaços como parques, descampados ou praças.

Presente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Paraná e Goiás, a cavalhadas é uma festa de origem portuguesa, introduzida no Brasil pelos padres jesuítas na época da catequização dos índios.Festas Tradicionais do Brasil - As cavalhadas são famosas em Minas Gerais, Bahia, Paraná e Goiás,

Festa do Divino Pai Eterno

A Festa do Divino Pai Eterno acontece em Trindade e teria começado em 1840, com uma romaria indo ao local. Com o tempo, os visitantes foram aumentando e passou a arrastar multidões. A romaria acontece entre a última semana de junho e o primeiro domingo de julho.

Para manter a tradição, durante a romaria, há a presença de um carro de boi, que era o principal meio de transporte das pessoas nos primeiros tempos da festa. Festas Tradicionais do Brasil - A Festa do Divino Pai Eterno leva multidão à Trindade.

Agosto

Festa de Congado

A Festa de Congado (do congo ou congada), possui origem africana e é tradicionalmente mineira. É uma manifestação cultural e religiosa, que representa a coroação de um rei ou rainha do Congo. A festa foi trazida para o Brasil durante a escravidão.

Na Festa de Congado são celebrados santos como São Benedito, Nossa Senhora das Mercês e, principalmente, Nossa Senhora do Rosário, conhecida como destinada a cuidar dos escravos.

Os grupos se organizaram para manter os importantes traços da cultura, através de rituais tradicionais, que são repletos de música e dança que simulam lutas e contam a história do povo africano trazido como escravo para o Brasil.

As atrações do congado incluem muitas danças, cantos, coroações e cavalgadas.Festas Tradicionais do Brasil - A Congada é tradição em cidades de Minas Gerais.

 

Outubro

Círio de Nazaré

A Festa do Círio de Nazaré é realizada em Belém do Pára há mais de 200 anos, sendo uma das maiores procissões católicas do Brasil e do mundo.

Anualmente, reúne cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.Festas Tradicionais do Brasil - O Círio de Nazaré é uma das maiores procissões do mundo

 

Oktoberfest Blumenau

A Oktoberfest é uma festa de origem alemã (1810), conhecida também como a festa da cerveja, que ocorre na cidade Blumenau, em Santa Catarina.

Na década de 90 e início dos anos 2000 a festa consolidou-se como um dos maiores eventos turísticos do Brasil e uma das maiores Oktoberfests do mundo.Festas Tradicionais do Brasil - A Oktoberfest Blumenau é uma das maiores do mundo

Por: Ana Clara Turchetti