Atitude Empreendedora: empreendedores e o mito da falta de tempo

02 dez | 4 minutos de leitura

Todo mundo tem 24 horas de vida diariamente, é um fato. E com o novo dia vêm as responsabilidades, os compromissos e os boletos pra pagar. A coisa funciona mais ou menos assim para a maioria das pessoas no mundo. Se o tempo é sempre o mesmo, por que tantas pessoas reclamam da falta de tempo?

Entre os empreendedores então, nem se fala. É preciso muita organização e eficiência para dar conta de tantos afazeres, que quase sempre se acumulam entre gestão e operação do negócio. A gente sabe que não é moleza! Mas sabemos também que a forma como você lida com isso é uma escolha.

A grande questão é que, por mais que você seja organizado e eficiente, nunca terá uma 25ª hora (bom, nunca ouvimos falar de alguém que tenha conseguido comprá-la!). Ou seja, uma boa gestão do tempo está diretamente ligada ao gerenciamento de prioridades. Está na hora de pararmos de colocar a culpa numa suposta falta de tempo e assumir as rédeas da nossa vida. Afinal, o tempo está aí, sempre disponível. Você é quem escolhe como preenchê-lo, o que vai fazer agora e o que vai ficar pra depois.

Definir prioridades não é uma tarefa simples. A cada escolha há um universo de coisas às quais você renuncia. Na Consultoria para Mulheres, o processo foi trabalhoso (e dolorido!) até encontrarmos formas de definir essas prioridades e organizar nosso tempo. Para ajudar outros empreendedores a conquistarem uma organização que permita cumprir muitos compromissos com qualidade, e ainda ter liberdade no trabalho e na vida pessoal, organizamos alguns pontos para reflexão:

 

Aprenda a dizer Não

Um simples “não” pode ser libertador! Precisamos incluir na agenda apenas aquilo que é essencial para o negócio e para a nossa vida. Sabe aquela reunião que, no fundo, você marcou só pra não deixar a pessoa chateada? Elimine! Seu tempo é precioso! Use para algo que realmente esteja conectado com os seus objetivos. (Dica de leitura para ajudar nessas reflexões: “Essencialismo – A disciplinada busca por menos”)

 

Não perca de vista o seu Propósito

Elimine tudo que não te coloca no rumo do seu propósito. Pense bem no por que você realiza cada coisa e como essas atividades te ajudam a cumprir a missão do seu empreendimento. Alinhe os valores e objetivos com seus sócios e coloque-os à vista de todos! Isso agiliza a tomada de pequenas e grandes decisões do dia a dia.

 

O leão que entrar na fila primeiro

Se como no dito popular você mata não só um, mas vários “leões” por dia, o segredo é não tentar abraçar o mundo. Execute uma tarefa de cada vez e concentre-se completamente nela. Para nós, uma ferramenta muito útil foi a Técnica do Pomodoro. Além de melhorar a concentração e produtividade, a técnica ajuda a mensurar o tempo real gasto em cada atividade. Experimente!

 

Liste tarefas

Escreva tudo que você precisa realizar no dia, na semana e no mês. Vale caderninho de anotações, lista no Excel ou qualquer outra plataforma, desde que você registre. Assim você terá uma visão do todo, poderá dimensionar o volume de atividades e adequar à sua real capacidade de entrega.

 

O que é urgente de verdade?

Esta talvez seja a dica mais valiosa. Nem tudo que é importante é urgente. Em vez de entrar no fluxo e sair resolvendo o que aparece, aprenda a classificar as tarefas e demandas. Com uma rápida pesquisa no Google você vai encontrar dezenas de padrões de classificação para gestão de tempo. Mas, para nós o que funcionou mesmo foi criar nosso próprio sistema. Defina critérios e níveis de prioridade para cada tipo de tarefa e submeta as atividades a este filtro.

 

Planeje com antecedência

Não adianta chegar na segunda e querer organizar tudo. Você será engolido pelas demandas e não vai conseguir se preparar de forma tranquila. Prepare sua listinha e defina suas prioridades na semana anterior! Nós fazemos isso sempre na sexta, ou no máximo até domingo. Você já chega na segunda em paz e sabe exatamente o que precisa fazer, sem correria nem desespero.

 

Deixe um espaço para respirar!

Não entupa sua agenda de compromissos. Deixe espaços livres entre eles para que você não precise correr e possa administrar pequenos imprevistos. Não se esqueça de equilibrar profissão e vida pessoal. Planeje descanso, tempo com a família, diversão. Tudo isso deve entrar na sua avaliação de prioridades. Lembre que você não se resume ao que você faz para ganhar a vida. Como todo ser humano você é um ser complexo, com sonhos, desejos, histórias. O trabalho é uma parte importante de nós! Mas lembrar que você não se resume a isso torna certos cortes menos dolorosos na hora de escolher prioridades e organizar tarefas.

 

Veja o copo meio cheio

É muito comum a gente se cobrar pelas tarefas não realizadas. Quem nunca ficou chateado por não ter conseguido ir à academia naquela semana ou não ter terminado tudo que tinha previsto? Mas não podemos deixar de olhar e comemorar aquilo que realizamos! Não foque na falta, mas sim nos “checks” que você marcou na sua lista! Isso nos mantém motivados e com ainda mais vontade de evoluir na gestão de tempo e prioridades.

Agora é hora da ação! Organize a sua próxima semana e tenha consciência sobre as suas escolhas para a sua empresa e sua vida. Tempo não é só dinheiro, tempo é vida! E o tempo passa rápido. Como você escolhe gastar sua vida?

 


Sócias-diretoras da Consultoria para Mulheres.