Pular para o conteúdo

Dicas infalíveis para quem pega ônibus constantemente

Escrito por


 

Você sabia que um em cada quatro brasileiros se desloca de ônibus para as atividades do cotidiano, como ir para o trabalho ou à escola? Os dados fazem parte de um levantamento sobre transporte público encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).Dicas infalíveis para quem pega ônibus constantemente

Dicas infalíveis para quem pega ônibus constantemente

Esse dado mostra como os ônibus são disputados nas cidades, ainda mais nos horários de pico, onde mais pessoas procuram por um transporte. Mas para o usuário do transporte público não passar raiva, listamos algumas dicas que podem facilitar seu dia a dia. Confira:

 

Evite horários de pico

Pense o seguinte: o comércio abre às 8h, muitas pessoas saem do trabalho às 18h, as aulas costumam começar por volta de 7h30 ou 13h, e terminar por volta de 12h e 17h.

Naturalmente, os ônibus vão estar cheios nesses horários, por isso uma dica valiosa é evitar esses horários. Saia de casa um pouco mais cedo ou espere o ponto de ônibus se acalmar e o movimento reduzir.

Dessa forma, você conseguirá embarcar no veículo com calma, sem aquele empurra-empurra, há grandes chances do ônibus está mais vazio e você tem mais chances de conseguir um lugar para sentar.

E se você vai visitar alguma cidade e vai depender dos ônibus, a melhor época, geralmente, é durante as férias escolares. Julho e dezembro podem ser o paraíso para quem depende dos ônibus.

Leve sempre um passatempo

Se o trânsito na sua cidade não agarra, parabéns! Nessas horas percebemos que é ótimo ter algo para fazer enquanto o tempo não passa.

Os passatempos são ótimos para diminuir o tédio dentro de um ônibus. Você escolhe seu favorito. Leve sempre um fone de ouvido, garanta que a playlist está atualizada e salva no celular, o livro do momento precisa estar com você. Aproveitar o trânsito parado pode ser ótimo para ler aquela matéria do site/revista que você queria, ou até mesmo estudar para uma prova.

Dica para os alunos: sabe aqueles textos enormes que os professores passam? O ônibus um ótimo local para fazer essa leitura.

Ou se você estiver acompanhado, converse mais com a pessoa.Dicas infalíveis para quem pega ônibus constantemente

Seja educado

Dê bom dia, facilite o troco, não jogue lixo no ônibus (veja se ele possui lixeira), nem danifique o veículo. Algumas empresas disponibilizam um contato se caso o passageiro notar algum vandalismo no veículo. A Ansal é uma dessas empresas e conta com a ajuda de todos para denunciar atos do tipo. O passageiro pode ligar para o telefone: (32) 3691-3142 ou mandar um e-mail para o endereço: ouvidoria1juizdefora@grupocsc.com.br .

Ah, e sabe quando o ônibus está cheio? Não espere o cobrador pedir aquele passinho para trás, nem bloqueie as portas.

Abra mão do seu lugar caso entre um passageiro com direito a assento preferencial. A dica é da empresa Ansal: “O dever é o passageiro ceder o lugar. Então, faça a sua parte e contribua para uma viagem melhor. O assento é preferencial para obesos, gestantes, pessoas com bebês ou crianças de colo, idosos e pessoas com deficiência”, explica a empresa.

Se programe!

Lugar de esperar ônibus é no ponto, então se programe. Hoje existem diversas formas para não perder o busão.

Aqui em Juiz de Fora, o passageiro pode utilizar o aplicativo CittaMobi. De acordo com a Ansal, o aplicativo informa o tempo que o veículo vai chegar ao ponto, a rota para saber quais linhas o usuário poderá pegar além de fornecer todo o itinerário de uma linha.

Se programe também com a passagem de ônibus. Já deixe o cartão no bolso ou nas mãos. Se for usar o dinheiro, separe a quantia em local seguro.

A programação também conta quando você já está dentro do veículo. Sinalize o ponto de descida com antecedência e levante do banco momentos antes do ônibus parar para você descer.

Mantenha seus pertences perto de você

Mantenha sua mochila, bolsa, sacolas e o que você estiver carregando sempre perto de você e, de preferência, em um local que você consiga ver. Caso perca ou esqueça algo dentro do ônibus, entre em contato com a ouvidoria da empresa informando o objeto perdido. As garagens e pontos de apoio serão acionados para localizarem o objeto.

Fique ligado nas redes sociais da Ansal. Por lá sempre rolam ótimas dicas sobre o transporte público aqui em Juiz de Fora.

 

Leia mais:

Empresas de transporte público também colaboram com o meio ambiente. Ajude também

 

Por: Ana Clara Turchetti