Dia Nacional do Rádio: o veículo que se reinventa

25 set | 2 minutos de leitura

Quem disse que ele é passado?

É no dia do aniversário do “pai do rádio”, Edgar Roquette-Pinto, que é comemorado o Dia Nacional da Radiodifusão. Mas não pense que o rádio, por estar fazendo uns bons aninhos, está ultrapassado. O meio de comunicação se reinventou a medida que as novas tecnologias tomaram conta das casas. Primeiro a TV, depois a Internet.

Segundo a Unesco, o rádio atinge 95% de todos os segmentos de público em todo o mundo. Nos países em desenvolvimento, mais de 75% das casas têm um aparelho. Uma pesquisa revelou que sua audiência subiu para 500 mil pessoas a mais no segundo trimestre de 2010, comparando com o mesmo período de 2009. E os números provam que o rádio só cresce. Por exemplo, aqui em Juiz de Fora, a Alô FM possui mais de 46 mil ouvintes por minuto e mais de 2 mil ouvintes nos carros. E sim, mesmo com os aplicativos nos carros, muitas pessoas preferem sintonizar em alguma rádio para ficar informado sobre trânsito, notícias e, claro, músicas. Além do companheirismo que sempre marcou a história da radiodifusão.

Nova tecnologia

Uma novidade: A JBL, companhia americana de eletrônicos de áudio, lançou um rádio portátil com Bluetooth. O aparelho atende a ambos os mundos, sintonizando rádio digital, FM convencional, alto-falante Bluetooth que pode se conectar ao smartphone e curtir suas playlists do Spotify, Deezer e todos os streamings possíveis.

A marca, que é considerada antenada e potente, só está confirmando o que muitos já sabiam: o rádio se reinventa, transforma. Apesar de todos os outros meios de música e informação, ele ainda está forte entre todos os públicos, principalmente entre os jovens.

O JBL Tuner vem em preto ou branco e já está disponível por 90 libras (aproximadamente R$ 440,00) no site JBL.com.

Prêmio Spotlight

Com a intensão de movimentar o mercado da comunicação, o Grupo Libertempo anunciou, justamente no Dia Nacional da Radiodifusão, o resultado do Spotlight – Prêmio Libertempo de Criatividade. O objetivo é reconhecer os profissionais e estudantes que se destacaram com a produção de spots de rádio. 

O prêmio está em sua primeira edição e leva em conta a qualidade de produção e criatividade dos materiais.

 

Confira os ganhadores: 

 

Categoria Mercado: 

Ouro: República Comunicação

Peça: Digão Lanches – A vida pede um sabor assim

Produtora: Estúdio Caraíva

 

Prata: Trópico Propaganda

Peça: Açaí Geribá

Produtora: Prodígio Audio

 

Bronze: República Comunicação

Peça: Salsa Parrilha – Mandamentos do Boteco

Produtora: Pontocom Áudio

 

Bronze: República Comunicação

Peça: Rafer – Chapinha

Produtora: Batuki

 

Categoria Varejo

Ouro: Kojio Comunicação

Peça: Jardim Norte

Produtora: Prodígio Audio

 

Categoria Campanha

Bronze: República Comunicação

Peça: Rafer – Campanha Craque em Ferro e Aço

Produtora: Batuki

 

Voto Popular – Profissional

Trópico Propaganda

Peça: Açaí Geribá

Produtora: Batuki

 

Categoria Estudante 

Ouro: Matheus Leite – CES/JF

Prata: Amanda Manera, Bárbara Ribeiro e Fábio Rochini – CES/JF

Bronze: Arthur Barreto de Souza Couto – CES/JF

 

Voto Popular

Amanda Manera, Bárbara Ribeiro e Fábio Rochini – CES/ JF

 

[vejatambem]


Tags: jblrádio