Pular para o conteúdo

Aula prática versus aula teórica: qual é melhor para o rendimento do aluno?

Escrito por


Quem colocou a mão na massa foi o Maykon Nutella, confira o vídeo no fim da matéria

 

Os alunos costumam adorar uma aula prática, pois foge da rotina da aula teórica. Mas as duas formas de ensinar estão completamente aliadas para o bom aprendizado do aluno, pois o que se aprende em teoria, precisa ser explorado, descoberto e estudado na prática para que o aluno consiga entender o conteúdo e aperfeiçoar as técnicas da profissão.

Esse método de ensino-aprendizagem é usado em diversos cursos que necessitam de o aluno colocar a “mão na massa” para treinar e simular o dia a dia da profissão que ele escolheu, possibilitando assim, um profissional bem preparando para sua carreira.

 

Área da Saúde – Fisioterapia, Farmácia, Nutrição

A área da saúde, por exemplo, necessita de diversas aulas práticas e locais específicos para que os alunos consigam levar todo o aprendizado da sala de aula para os futuros atendimentos. Nesta área, o laboratório de Anatomia é um dos mais importantes, pois é pré-requisito conhecer e entender os sistemas do corpo humano antes de partir para outras teorias e práticas.

 

Fisioterapia 

Exemplificando isso, o curso de Fisioterapia da FACSUM / FJF proporciona ao aluno laboratórios que simulam uma clínica fisioterápica, com foco em reabilitação, onde os alunos têm oportunidade de colocar em prática a teoria estudada em sala de aula. Com esse ambiente simulado e o auxílio de profissionais renomados atuantes na área, os alunos conseguem aprimorar o aprendizado tendo contato com a prática da profissão desde o começo da faculdade.aula prática - os laboratórios podem ajudar o aprendizado do aluno

 

Farmácia

Levando dinamismo para o curso de Farmácia os alunos contam com laboratórios que permitem o manuseio de equipamentos e instrumentos, com ajuda e orientação dos professores. Dessa forma, o aluno possui contato com materiais de ultima geração que são utilizados no mercado de trabalho e no dia a dia da profissão.aula prática - os laboratórios podem ajudar o aprendizado do aluno

 

Nutrição

Já para o curso de Nutrição, os alunos precisam saber lidar os alimentos e para isso, um laboratório é extremamente necessário. Além do ambiente adequado, é no laboratório que o aluno consegue ter noções de pesos e medidas, manuseio de alimentos e composição com a utilização de ferramentas específicas para cada atividade. E desta forma consegue aperfeiçoar o desenvolvimento de dietas dietéticas entre muitas outras possibilidades aplicadas à nutrição.

Um grande diferencial do laboratório de Nutrição da FACSUM / FJF, é a área específica para análise sensorial de alimentos, que se transformou em ferramenta-chave para a indústria alcançar os níveis de excelência nos seus produtos e atender às exigências dos consumidores, que estão cada vez mais conscientes e atentos com o que consomem.aula prática - os laboratórios podem ajudar o aprendizado do aluno

 

Área da Saúde – Educação Física, Estética e Cosmética e Enfermagem

Educação Física

O curso de Educação Física também pertence a área da saúde. E para essa graduação que é multifacetada (aborda diversas áreas de atuação, como Saúde, Esporte e Lazer), a teoria precisa sair da sala e ir para as quadras esportivas, piscinas e afins, proporcionando a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas, facilitando o aprendizado.

aula prática - os laboratórios podem ajudar o aprendizado do aluno
Aulas práticas do curso de Educação Física são realizadas na AABB – Associação Atlética Banco do Brasil, que possui convênio com a Faculdade.

 

Estética e Cosmética

O curso de Estética e Cosmética, por ser um Curso Superior Tecnológico, já aborda uma característica prática. Esses cursos permitem que o profissional seja lançado mais rapidamente ao mercado e a prática é fundamental. Os laboratórios simulam um ambiente profissional, que garante ao aluno o contato com ferramentas e técnicas modernas.

aula prática - os laboratórios podem ajudar o aprendizado do aluno

 

Enfermagem

E, ainda na área de saúde, um dos cursos com maior necessidade de laboratórios específicos, que simulam enfermaria, CTI, entre outros ambientes é o curso de Enfermagem, precisa ser completo e oferecer um suporte total ao aprendizado. Ele proporcionar ao aluno um aprendizado técnico-científico de forma dinâmica, progressiva e participativa, capacitando o futuro profissional para ações que visam a assistência do paciente. No laboratório do curso da FACSUM / FJF, os alunos estão em contato com um ambiente completo, com grande número de manequins, que simulam situações corriqueiras na profissão.

 

aula prática - os laboratórios podem ajudar o aprendizado do aluno

 

Humanas

Alguns cursos de humanas também precisam de laboratórios. No caso dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Recursos Humanos, os laboratórios de informática, com softwares atualizados e bons computadores, são extremamente funcionais no aprendizado da prática. Esses cursos requerem ferramentas que facilitam a vida do profissional. Outro laboratório importante em Humanas é o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) aplicado exclusivamente para o curso de Direito, que tem por finalidade organizar, coordenar e supervisionar a realização do Estágio Supervisionado e outras atividades práticas, desenvolvidas pelos alunos com a orientação dos professores.

 

Exatas

Muitos podem pensar que os cursos de exatas não precisam de laboratórios e que tudo pode ser resolvido com uma calculadora. ERRADO! Os cursos da área de exatas, principalmente as graduações em Engenharia precisam de laboratórios e aulas práticas para o aprimoramento dos conhecimentos e visões técnicas.

 

Engenharia Civil

O laboratório do curso de Engenharia Civil, por exemplo, precisa oferecer aos alunos contato direto com as normas técnicas brasileiras, com propriedades físicas e mecânicas dos diferentes tipos de solos e, também de diversos materiais presentes nas construções civis e toda base para um projeto.

aula prática - os laboratórios podem ajudar o aprendizado do aluno

 

Engenharia de Produção

O curso de Engenharia de Produção precisa abranger diversas áreas da profissão, como física, química, mecânica, resistência de materiais, desenho técnico, informática e simulação. Neles, o aluno pode experimentar, praticar, desenvolver habilidades e entender na prática o funcionamento dos materiais. Desta forma, desenvolvem um pensamento estratégico a partir do despertar do senso crítico e percepção do conteúdo teórico abordados nas disciplinas do curso.

aula prática - os laboratórios podem ajudar o aprendizado do aluno

 

Arquitetura

Já aos futuros arquitetos, as aulas práticas nos laboratórios vão levar facilidade na hora de aprender, por exemplo, sobre fenômenos relacionados à iluminação natural, trajetória solar, medição de iluminação e temperatura, conseguem visualizar seus projetos em 3 dimensões, estudar volumetrias e demonstrar acabamentos e entornos dos projetos. Mais uma vez, percebemos que para ser um bom profissional, a qualidade dos laboratórios técnicos oferecidos pela instituição de ensino fazem toda diferença.

aula prática - os laboratórios podem ajudar o aprendizado do aluno

 

Aula prática versus aula teórica: qual é melhor para o rendimento do aluno?

 

Por: Ombrelo