Pular para o conteúdo

Quem disse que os ônibus servem apenas para transporte? Diversas ações são feitas dentro dos coletivos

Escrito por


Muito mais que um simples transporte público

Já foi o tempo em que os ônibus serviam apenas para transporte. Hoje, os passageiros aproveitam o trajeto para ler, assistir a um vídeo, ouvir músicas. Mas sabia que os coletivos também servem como publicidade e se transformaram em ótimos locais para campanhas?

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que cerca de 65% da população das grandes cidades usam o transporte público para se deslocar. Agora imagine quase metade das pessoas de sua cidade vendo uma publicidade que você fez ou participando de uma campanha que você organizou?

Separamos algumas ações feitas nos transportes públicos urbanos que levaram mensagens aos usuários. Confira:

 

Apitos contra assédio

Em março de 2019, as mulheres que utilizam os coletivos na cidade de São Leopoldo, em Porto Alegre, receberam apitos para divulgar a nova lei do município que incentiva a denúncia por assédio sexual.

A ideia é que se alguma mulher sofrer assédio dentro do coletivo, ela sopre o apito. A campanha também está orientando os funcionários das empresas em como agir caso aconteça.

A vereadora Iara Cardoso, autora do projeto, criou a campanha para conscientizar as moradoras do município. “‘Essa divulgação é de suma importância, mas também temos de fazer essa orientação para quem trabalha com o transporte coletivo na nossa cidade”, destaca.

Essa ação já foi feita também em Belo Horizonte, em outubro de 2018. Dessa vez, a Guarda Municipal lançou a campanha contra o assédio sexual nos coletivos para incentivar as denúncias. As passageiras receberam, além do apito, informações para que os casos não fiquem em silêncio.

Transporte público: Diversas ações são feitas dentro dos coletivos
Foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press

Marcando o mês da mulher

A empresa juiz-forana Ansal, de transporte coletivo, marcou o mês de março, sempre lembrado pela trajetória das lutas femininas pelos seus direitos, com ações contra o assédio.

Segundo a empresa, faz parte de seus valores a busca pelo respeito de todas as mulheres, seja no transporte público ou em qualquer lugar.

A Ansal colocou, dentro dos ônibus, cartazes de repúdio ao assédio e ao abuso enfrentado pelas mulheres. “Nossa campanha foi criada para conscientizar, mas também é preciso que, as mulheres que passarem por isso, denunciem pelo 180”, complementa a empresa.Transporte público: Diversas ações são feitas dentro dos coletivos

 

Ler para passar as horas

Lembra que falamos que muitas pessoas usam o tempo ocioso nos ônibus para ler? Pensando nisso, Ansal criou a campanha “Tem um livro no meu caminho, que além de matar o tempo vago, também tem o objetivo de incentivar a leitura e arrecadar livros.

Dentro dos veículos da empresa, os passageiros tinham acesso a livros comprados pela própria Ansal e outros deixados por outros passageiros. Eles poderiam deixar outros títulos também, aumentando a campanha.Transporte público: Diversas ações são feitas dentro dos coletivos

 

Lugar de esperar ônibus é no ponto!

Quem disse que o ponto de ônibus não merece uma decoração especial? Pensando nisso, diversas empresas já deixaram sua marca de forma criativa nos pontos.

Além de muitas pessoas passarem na frente ou pararem nesses locais, os pontos se tornaram uma ótima possibilidade para visualizar um produto ou uma mensagem.

Aqui mesmo em Juiz de Fora, a FUNALFA estampou diversos pontos de ônibus da cidade com pinturas famosas. Além das obras, havia informações sobre o pintor. Uma ótima forma de esperar ônibus, né?

Transporte público: Diversas ações são feitas dentro dos coletivos
Reprodução das obras de Tarsila do Amaral, “Abaporu” e “Operários” em “Pontos de Arte” por Lúcio Rodrigues, artista plástico de Juiz de Fora. (Foto: Benficanet).

Outra empresa que também modificou um ponto de ônibus foi o Guaraná Antarctica. Durante a Copa do Mundo, a marca colocou balizas de futebol nos pontos de ônibus, deixando a aparência semelhante a trave do campo.

Transporte público: Diversas ações são feitas dentro dos coletivos

 

Então é Natal

Quer época melhor para ações nos ônibus? Além dos usuários habituais que usam o transporte, há o aumento de passageiros por causa das compras de Natal.

Agora, imagina estar no ônibus e poder ganhar um presente? A ação foi feita pela Ansal, em dezembro de 2018. Os passageiros eram surpreendidos pela equipe da empresa e o sorteado levava na hora um presente.

Além disso, a empresa também plotou um ônibus em comemoração ao Natal. Aliás, o ônibus comemorativo dos meses já marcou a cidade e foi disputado pelos usuários.Transporte público: Diversas ações são feitas dentro dos coletivos

Transporte público: Diversas ações são feitas dentro dos coletivos
Foto: Marcelo Ribeiro
Saiba mais na página no Facebook da Ansal.

 

Por: Ombrelo