Musicalização para bebês e crianças estimula desenvolvimento

03 set | 3 minutos de leitura

Uma ótima forma de aprender e ampliar conhecimentos

Musicalização. Já ouviu esse termo? Nada mais é do que o processo de construção do conhecimento musical. O principal objetivo é despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação da pessoa. É feita através de atividades lúdicas, visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização.

Existem muitos estudos que comprovam o estímulo da música, inclusive um deles foi feito pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos. O estudo concluiu que o aprendizado musical e o desenvolvimento da linguagem operam mecanismos similares.

Foto: Portal Papo da Professora Denise

O mais legal de ensinar música a uma criança, são as variadas formas para se fazer isso. Não use partituras, notas e coisas formais. Use e abuse de objetos que reproduzem sons, mostre instrumentos e conte histórias. Essa opinião também é compartilhada pela professora e musicista Liliany Assunção.

Liliany é licenciada em Música e mestre em Educação Musical pela UFRJ. Ela toca violino, piano, flauta doce e sua família. Atualmente, ela está se aventurando a tocar o ukulele. Dentre esses, o seu preferido é o violino, instrumento que ela toca em casamentos e eventos em geral.

Liliany e violino, seu instrumento preferido. (Foto: Reprodução)

O projeto de musicalização

A musicista acredita que a música desenvolva diversas habilidades nas crianças, tanto que ela dá aulas de musicalização para crianças de 6 meses a 4 anos de idade. Ela conta que o projeto começou com o mestrado que teve a linha de pesquisa em educação musical e a defesa foi: Jogos e atividades lúdicas para a educação infantil para a sala de aula. “Eu criei atividades, jogos de movimentos para o ensino da música dentro de sala de aula e comecei a trabalhar com musicalização com crianças de 2 a 4 anos de idade, desenvolvendo as atividades”, explica Liliany.

A musicista conta que atualmente o projeto se divide em duas partes: a musicalização para bebês a partir de 6 meses a 2 anos, que é um trabalho que envolve a presença e apoio dos pais. “Eu trabalho, com eles, o desenvolvimento da linguagem, a coordenação motora, pois eles manuseiam os instrumentos de percussão. Utilizo também o xilofone, metalofone, chocalhos e pandeiros. Tudo adequado para a idade em que eles estão”, conta a professora.

Aula de musicalização. (Foto: Reprodução)

Já na segunda parte, é voltada para crianças de 2 a 4 anos de idade, onde Liliany já possui mais liberdade para as atividades. “As crianças aprendem através de imitação, repetição, vão desenvolvendo a linguagem das canções, e claro, não trabalho com partituras, é tudo lúdico. Então uso bambolês, bolas, brinquedos de animais que reproduzem sons, para trabalhar som grave, médio agudo. Alguns instrumentos eu mesmo produzo, usando materiais recicláveis. Com essas atividades, as crianças vão desenvolvendo e criando um senso rítmico, auxiliando na linguagem e audição”, diz Liliany.

 

Atividades em Juiz de Fora

A professora conta que, enquanto estava se formando no Rio de Janeiro, ela dava aulas de violino para crianças. Quando retornou para Juiz de Fora, não havia procura para as aulas. Ela então, se adaptou e criou do zero um projeto para ensinar piano a crianças com idade acima de 4 anos.

Usando o método Suzuki, que consiste na repetição, memorização, imitação e na presença da família, ela consegue ampliar funções importantes nos alunos. “Eu acredito que a música tem um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e emocional dos pequenos, já que elas podem desenvolver habilidades com mais facilidade e adquirir novos aprendizados, como o desenvolvimento das linguagens, o ouvir e o cantar das canções, além da concentração e criatividade”, conta.

Aula de musicalização. (Foto: Reprodução)

Liliany dá aulas no Colégio Academia, para turmas do maternal 1 até o 5º Ano do Ensino Fundamental. Ela também dá aulas na Aquarela – Casa de Brincar e também aulas particulares. Em todos os seus trabalhos, a musicista trabalha a musicalização para bebês e crianças, sempre destacando a importância desse trabalho.

Liliany em apresentação com alunos do Colégio Academia / Foto: Reprodução

 

[vejatambem]