Pular para o conteúdo

5 curiosidades sobre Rita Benneditto, cantora que se apresenta em Juiz de Fora no sábado

Escrito por


Rita, Ingoma e Me Gusta Xagusta prometem lotar o Cultural 

No próximo sábado, 01/12, Juiz de Fora vai receber a presença ilustre de Rita Benneditto, uma das cantoras mais admiradas do cenário musical brasileiro. Rita traz para o Cultural Bar a turnê “Tecnomacumba – 15 anos de Festa e Fé”. O projeto é uma homenagem ao “Tecnomacumba”, show estreado pela artista em 2003 que se consolidou como um manifesto de resistência cultural e entretenimento da melhor qualidade.

O repertório promete rezas e pontos ligados às religiões de matrizes africanas que se juntam a temas da MPB provenientes de autores consagrados, como Gilberto Gil e Jorge Ben. Rita apresenta tudo isso com arranjos modernos, em roupagem eletrônica, que na época saiu dos clubes e ganhou as pistas mundo afora. Agora vamos poder aproveitar, refletir e vibrar com esse espetáculo na nossa cidade.

Para completar, o evento vai contar com abertura pelo grupo de tambor Ingoma – responsável pelo convite feito à cantora para se apresentar em JF– e encerramento de Me Gusta Xagusta.

Agora é a hora de entrar de vez no clima para o show! Trouxemos cinco fatos e curiosidades sobre Rita Benneditto para você conhecê-la ainda mais. Inserimos abaixo também todas as informações do evento.

 

Curiosidades Rita Benneditto

Nome Artístico

Talvez você não saiba, mas o “Benneditto” não faz parte do nome de Rita, é apenas um sobrenome artístico. A cantora chama Rita de Cássia Ribeiro, e até 2012 ela utilizava “Rita Ribeiro” na carreira. No entanto, resolveu mudar o nome artístico para homenagear o pai, Fausto Benedito Ribeiro, e a cidade natal, São Benedito do Rio Preto, que fica no Maranhão.

 

Discografia

O primeiro disco de Rita Benneditto foi lançado em 1997, e depois disso a cantora gravou muitos outros trabalhos. Até o momento foram dez álbuns, sendo seis de estúdio, dois ao vivo e duas coletâneas. A ordem dos trabalhos lançados é a seguinte: Rita Ribeiro (1997); Pérolas aos Povos (1999); Comigo (2001); Novo Millenium (2003); Tecnomacumba (2006); Vip Collection (2008); Três Meninas do Brasil (2008); Tecnomacumba a tempo e ao vivo (2009); Encanto (2014); Som e Fúria (2015). O último lançamento da cantora foi o single 7Marias, que ganhou até um clipe oficial .

 

Parcerias

Artistas renomados da música brasileira já fizeram parcerias com Rita. Maria Bethânia, por exemplo, participou do CD/DVD “Tecnomacumba a tempo e ao vivo” cantando a música Iansã. Outra colaboração relevante foi com Zeca Baleiro, que coproduziu o disco de estreia da cantora.

 

Admiradores nem um pouco secretos

Além das parcerias, Rita Benneditto tem o carinho e admiração de muitas personalidades. O projeto Tecnomacumba, por sinal, já recebeu elogios públicos de Alcione, Sandra de Sá, Beth Carvalho, Ney Matogrosso, Davi Moraes, Leci Brandão, Marcos Suzano e Margareth Menezes. Todos esses artistas assistiram ao show e ficaram encantados com o espetáculo e com a performance da cantora.

 

Premiações

Os prêmios também fazem parte da carreira de Rita. Em 1987, a maranhense foi considerada a melhor intérprete no FUMP (Festival Universitário de Música Popular), de Minas Gerais. O ápice viria em 2001, quando a cantora  foi indicada ao 43º Grammy Awards, na categoria de “Melhor álbum de pop latino” pelo CD “Pérolas aos Povos”. E para deixar você ainda mais empolgado para o show de sábado, saiba que o projeto “Tecnomacumba” levou o Prêmio Rival Petrobras de Música na categoria “Melhor Show” e fez com que Rita vencesse o 21º Prêmio da Música Brasileira como “Melhor Cantora – Categoria Canção Popular”.

 

Rita Benneditto em Juiz de Fora

Data: 01/12/2018

Local: Cultural Bar – Avenida Deusdedith Salgado, 3955

Horário: 23h

Preço: R$ 30 – R$ 60

Redes Sociais: Facebook

Show de Abertura: Ingoma (0h)

Show principal: Rita Benneditto (01h)

Show de encerramento: Me Gusta Xagusta (03h)

 

Por: Daniel Furlan