Conheça Daniela Colaci e seu perfil no Instagram sobre livros

01 out | 6 minutos de leitura

Você já leu hoje?

Sabe aquela promessa de ano novo de ler pelo menos um livro por mês? Todo mundo já prometeu e por diversos motivos não cumpriu. Mas saiba que tudo depende de força de vontade e dedicação, viu?!

A juiz-forana Daniela Colaci Moreira é daquelas que não dispensa uma leitura. Ela é tão apaixonada pela atividade que criou, em janeiro de 2017, o perfil @resenhasdealgodão no Instagram para compartilhar um conteúdo que ama: livros, séries e filmes. Hoje, o perfil é mais voltado para os livros e possui mais de 16 mil seguidores. Daniela sempre mostra as novidades do mundo da leitura e faz resenhas sobre os livros.

Com 25 anos e formada em Jornalismo, ela conta que sempre recebeu incentivo em casa para ler e que essa atividade sempre foi prazerosa. “Comecei com os gibis da Turma da Mônica, que eu devorava num piscar de olhos e em seguida comecei a ler livros infantis. Minha tia me levava para alugar livros na biblioteca, então a leitura sempre fez parte da minha vida”, diz Daniela.

Os vilões

Mas essa história de amor teve um vilão. Daniela foi crescendo, o gosto pelos filmes e seriados foi aflorando e ela acabou deixando a leitura um pouco de lado. “Foi a internet que me fez voltar a ser uma leitora. Comecei a acompanhar alguns perfis literários em 2014 e retomei o hábito de leitura desde então”, conta.

Hoje, Daniela possui cerca de 350 livros e para dar conta de ler tudo isso, ela explica como fez.

“Em novembro de 2016 eu me propus a ler todos os dias pelo menos 30 páginas por dia, mas acabava lendo mais do que isso. Em 2017, li 65 livros. Nesse ano, até o momento, já concluí 40 leituras. Consegui cumprir o propósito de ler todos os dias até agosto desse ano, quando reduzi o ritmo de leitura para poder me dedicar aos estudos para o Enem. Mesmo assim, sempre estou lendo alguma coisa. Costumo encaixar a leitura em momentos durante o dia, mas meu horário preferido para ler é antes de dormir.”

Daniela conta que não possui dificuldade em se concentrar pois costuma embarcar nas histórias, mas… “Se por algum motivo o livro não está me prendendo, insisto um pouco. Se não rolar, deixo de lado para uma segunda oportunidade e pego outro livro de algum estilo diferente para ler. Não acho que vale a pena ficar forçando a leitura de nada, é para ser um hábito prazeroso, não uma obrigação”, conta a jovem.

 

Parcerias de sucesso

Daniela conseguiu o que muitos amantes dos livros gostariam: parceria com o Grupo Autêntica e com a editora Intrínseca. Sucesso né?! E ela se orgulha de falar e de ter conseguido isso, afinal, quem não?

A jornalista conta que tudo começou com o processo seletivo das editoras. Ela se inscreveu, mandou link do seu perfil e falou sobre o seu trabalho com o Instagram.

O Grupo Autêntica foi o primeiro a me dar a oportunidade de parceria, quando eu tinha 9 meses de Instagram. Já a Intrínseca é uma editora que admiro e leio desde sempre, quando consegui ser aprovada como parceira, foi uma felicidade parecida com uma aprovação no vestibular”, conta Daniela super feliz.

Ela conta que escolhe os livros para receber e, em contrapartida, faz um post resenhando a obra e expondo as opiniões sobre a leitura.

Empreendedorismo na leitura

Daniela também é empreendedora e possui uma loja de bolsas, capas e marcadores, tudo direcionado para… isso mesmo, livros!

Ela conta que a Fofuras de Algodão, sua marca, é seu trabalho atualmente. “Eu sempre quis criar algo meu, então, por gostar muito de papelaria, tive a ideia de desenvolver inicialmente cadernos e agendas encapados com tecido. Depois, comecei a criar itens que pudessem ser úteis para leitores como marcadores e capa para livros e capa para Kindle (leitor digital)”, diz Daniela.

Daniela diz que conta com a ajuda de uma costureira, mas o restante dos produtos são todos feitos pela jovem. A jornalista diz que foi graças a loja que ela conheceu outras meninas que tem perfis literários no Instagram e elas a incentivaram a criar o perfil literário, o Resenhas de Algodão. “Posso dizer que meus dois perfis estão intimamente relacionados, além do Algodão em comum”, completa Daniela.

Confira mais detalhes sobre Daniela e Resenhas de Algodão:

Qual seu livro preferido?

Meu livro favorito se chama “O Segredo do Meu Marido“, da Liane Moriarty. Amo a construção dessa história e a forma que a autora conseguiu ligar os personagens na trama.

Livro: O Segredo do Meu Marido”, da Liane Moriarty.

E estilo, qual seu preferido?

Gosto de vários estilos literários, mas tenho preferência por dramas, suspenses e histórias em quadrinhos.

 

Tem o sonho de escrever um livro?

Adoraria publicar um livro futuramente! Na verdade, já tenho algumas ideias na cabeça, falta alinhar tudo e passar para o papel!

 

Qual o melhor livro que você já leu?

Difícil escolher só um livro, mas um dos melhores que já li se chama “O Rouxinol“, da Kristin Hannah. Ele é bem emocionante e se passa na França, no período da Segunda Guerra Mundial.

Livro: “O Rouxinol”, da Kristin Hannah

E um livro que não te agradou?

Infelizmente abandonei a leitura de “Teorema Katherine” do John Green, porque a trama não conseguiu me prender.

Livro: “Teorema Katherine” do John Green

Onde você guarda todos os seus livros?

Guardo em vários lugares! Tenho um armário principal, onde fica a maioria, cerca de 180 livros e o restante está guardando em vários cantos da casa, mesa, caixas, malas e etc.

 

Dicas de Daniela para quem não gosta de ler, mas quer pegar esse hábito:

Indico começar por livros curtos ou histórias em quadrinhos. Na escola, no ensino médio, costumamos ler livros clássicos, mas eu não indicaria esse tipo de livro para quem quer começar o a cultivar o hábito da leitura. Não que sejam livros ruins, longe disso, mas o vocabulário rebuscado pode ser um obstáculo.”

Daniela comemorando o primeiro ano do perfil.

 

Daniela indica cinco livros para iniciantes:

Extraordinário” da R.J. Palácio (que virou filme no ano passado);

Livro: “Extraordinário” de R.J. Palácio

Maus” de Art Spiegelman (história real de um sobrevivente do Holocausto);

Livro: “Maus” de Art Spiegelman

A Lista de Brett” de Lori Nelson Spielman (um livro leve sobre uma mulher na faixa dos 30 e poucos redescobrindo a vida);

Livro: “A Lista de Brett” de Lori Nelson Spielman

Todo dia a mesma noite” da Daniela Arbex (livro jornalístico sobre o incêndio na Boate Kiss);

Livro: “Todo dia a mesma noite” de Daniela Arbex

Minha Vida com Bóris” da Thays Martinez (a Thays é deficiente visual e o Bóris foi seu primeiro cão guia).

Livro: “Minha Vida com Bóris” de Thays Martinez

 

 

[vejatambem]