Pular para o conteúdo

Saúde: O que fazer para melhorar sua saúde mental e corporal durante o mês de janeiro

Escrito por


Aproveite as férias e o começo do ano para se renovar

É no começo do ano que as promessas começam. Fazer mais exercícios, comer mais saudável, beber mais água. Todos esses pontos são quase certos nas listinhas de ano novo da galera.

Mas não adianta prometer e não fazer nada, sua saúde precisa ser prioridade. E saúde vai desde sua alimentação até os cuidados com a pele no dia a dia.

Quer começar o ano se valorizando e cuidando de si mesmo? Confira nossas dicas.

Saúde - aproveite as férias para descansar e aproveitar

Saúde: O que fazer para melhorar sua saúde mental e corporal durante o mês de janeiro

 

Viaje! 

Está de férias? Aproveite e vá viajar. Sair da cidade em que mora faz uma grande diferença. Sabe a história de respirar novos ares? Sim, isso é verdade. Quando você passa a ter uma nova rotina, mesmo que temporária, o prazer dessas novas sensações se torna motivador.

Além de que você vai conhecer outro lugar, comer comidas diferentes, conhecer novas pessoas.saúde: viajar é extremamente importante para a renovação

 

Faça um Spa Day

A prática de spa day está ficando bem conhecida por aí e nada mais é do que fazer um spa em casa. Tem uma banheira na sua casa? Use-a enquanto escuta suas músicas favoritas. Tome um banho relaxante, cheio de espuma.

Lave o rosto, esfolie a pele e hidrate logo depois. Gosta de máscaras? Aplique uma para relaxar e cuidar da pele. Lave o cabelo, passe um creme hidratante e deixe agir.

Tire o dia para cuidar de você. Leia um livro, assista um filme ou tire aquele cochilo no meio tarde.

saúde: fazer um spa day pode ser uma ótima forma de relaxar

 

Tome sol

Principal fonte de vitamina D, o sol pode ser seu melhor amigo ou pior inimigo de janeiro. Como estamos no verão, a presença do sol é forte e muito constante.

Evite o sol entre os horários 9h às 17h, mas antes ou depois desse horário, o sol está livre para você. Passe sempre protetor solar e fique protegido com um boné ou chapéu.

saúde: tomar sol é uma das fontes de vitamina D

 

Alimente-se de forma mais saudável

Saúde é bom, não é?! E uma alimentação balanceada está totalmente aliada a bem-estar.

Coma bastante frutas e verduras. Como muitas pessoas viajam em janeiro, há grandes chances da alimentação ser baseada em coisas mais rápidas e nada saudáveis. Uma dica boa pode ser os sanduíches naturais. Você pode fazer em casa e levá-lo para os passeios, evitando gastos e fome.

As nuts (como nozes, castanhas, amêndoas e qualquer outro fruto seco) são ótimas aliadas na hora de tapear a fome. Além de saudáveis, são práticas e gostosas. Adicione em um potinho e leve com você! E lembre-se de que ingerir líquidos é imprescindível.saúde - alimentação saudável é uma das principais formas de manter a saúde em dia

 

Exercícios Físicos

Saúde é movimentar o corpo. Se você ainda não pratica uma atividade física, mude seus hábitos em janeiro. O exercício físico previne doenças, aumenta a qualidade de vida, te proporciona mais disposição e ajuda a manter a saúde em dia.

Caminhe, faça uma corrida, ande de bicicleta, natação também é uma boa pedida. Gosta de praticar alguma luta? Ótima ideia. Mas você gosta de dança, também é uma excelente saída.

Os exercícios físicos podem ser feitos em uma academia, em casa, nas ruas e em praças. Atualmente, o crossfit está se tornando muito popular e é uma ótima saída para quem não quer a monotonia de uma academia.

As atividades físicas podem, ainda, ser realizadas de forma individual ou em grupo, assim um vai dando apoio, animação e motivação para o colega.

Não faltam locais, nem exercícios. Lembre-se de procurar primeiro um médico.saúde: exercício físico previne doenças, aumenta a qualidade de vida e é uma ótima forma para manter a saúde em dia.

 

Faça um Check-Up

O check-up é uma avaliação médica de rotina, com exames específicos de acordo com idade, sexo, histórico pessoal e familiar. Ele ajuda a prevenir doenças por meio da informação e da realização de ações de prevenção.

O check-up pode dar um diagnóstico precoce de doenças, podendo levar a maiores índices de cura. Geralmente, muitas pessoas fazem esses exames no começo do ano, e pode ser uma excelente forma de começar um novo ciclo.

Procure um médico de confiança, tire dúvidas, peça exames. Lembre-se de levar resultados de exames anteriores, cite os remédios que você toma e não esconda nada do profissional. saúde: bateria de exames pode ajudar a descobrir doenças precoces

 

Receba uma massagem

Quem gosta de massagem sabe que além de relaxar, ela pode fazer bem para a saúde. A drenagem linfática, por exemplo, estimula o sistema linfático (rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo) que passa a trabalhar de forma mais acelerada. Entre os principais benefícios dessa massagem estão a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e relaxa o corpo.

A massagem previne e alivia o estresse, diminui a ansiedade, alivia a tensão e dores musculares. Ela também melhora a circulação sanguínea, elasticidade da pele e sistema imune. Pode também diminuir a pressão arterial, no caso de hipertensos, alivia as dores de cabeça, estimula e equilibra o sistema intestinal, elimina toxinas e resíduos metabólicos e pode, até, diminuir a insônia.

Uma massagem sempre é uma boa pedida, ainda mais depois de todos esses benefícios. Aproveite suas férias e abuse de massagens.

saúde: massagem é uma ótima aliada para manter diversas funções do corpo em dia.

 

Se divirta e aproveite a vida

Lembra do primeiro tópico, viajar? Pois é, o se divertir é quase isso. Mas muitas vezes não percebemos como nos faz bem sair com os amigos, com a família ou sozinhos mesmo. Mas o simples fato de fazer um programa diferente, ir em um outro local, juntar a sua galera, pode melhorar a sua semana.

Conversar, participar de brincadeiras, jogar videogame, beber uma cerveja. Apenas curtir um tempo com as pessoas que você gosta. Não tem companhia? Seja a sua própria companhia e se divirta da mesma forma.

E não é só balada que estamos falando não, é um jantar em casa, um cinema no sábado, uma volta no centro da cidade.saúde: sair com os amigos e família pode ajudar diversos pontos da saúde.

 

Aproveite 2019 com muita saúde, disposição e alegria!

 

 

Tags:2019, saúde
Por: Ana Clara Turchetti