Por que se comemora o Dia do Homem?

13 jul | 1 minuto de leitura

15 de julho: Dia do Homem no Brasil

Muita gente nem lembra, e quem sabe acha a data bizarra. Mas, afinal, por que se comemora o Dia do Homem? Além de explicar a proposta do dia, a redação de Ombrelo conversou com alguns homens sobre o tema e nossa atual sociedade.

O Brasil saiu na frente e criou a data e 1992 por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores. A partir de 1999, o dia passou a compor o calendário de comemorações em outros países. A iniciativa foi do médico Jerome Teelucksingh, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).

O principal objetivo com isso foi dar destaque e reforçar a importância dos cuidados com a saúde e, claro, a prevenção.

 

 

Infelizmente ainda encontramos muitos problemas em nossa sociedade relacionados a machismo, preconceitos e até mesmo desigualdade salarial entre homens e mulheres. Porém, o homem moderno tem mudado bastante ao longo dos anos. Segundo um estudo realizado pelo IBOPE Mídia, a classe masculina tem se esforçado para participar mais da rotina na família, ajudando nas tarefas de casa, além de se preocupar muito mais com a aparência.

 

 

O Dia do Homem é comemorado no Brasil no dia 15 de julho e internacionalmente a data é celebrada no dia 19 de novembro. Assim como por aqui, nos outros países a data também reforça essa importância com a saúde masculina. Muitas campanhas são criadas para sempre lembrar o público masculino que a prevenção é a melhor escolha. O Novembro Azul, por exemplo, é uma dessas campanhas de conscientização.

 

 

Leia mais:

Moda masculina estilosa e acessível