Outubro Rosa: Mês da Conscientização sobre o câncer de mama

03 out | 2 minutos de leitura

Doença pode ser descoberta a partir do autoexame

O mês mais rosa do ano chegou e com ele a conscientização sobre o câncer de mama. A campanha Outubro Rosa acontece no Brasil desde 2002 e à partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.

 

Câncer de Mama

Sem ter uma causa única, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Diversos fatores podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como fatores comportamentais, ambientais, endócrinos, genéticos ou hereditários.

As mulheres mais velhas, com idade a partir dos 50 anos, possuem mais propensão em desenvolver a doença. Porém, no Brasil, o câncer de mama também está afetando mulheres com menos de 35 anos e acontece entre 4% a 5% dos casos.

Sintomas

A principal manifestação da doença é o nódulo (caroço), fixo e indolor, geralmente. Outros sintomas são a pele avermelhada ou inchada, alterações nos mamilos, pele enrugada e até mudança no tamanho ou formato do seio. É importante também ter atenção com nódulos na axila ou pescoço.

Caso as mulheres percebam alguma diferença ou algum nódulo através do autoexame, é extremamente importante procurar um médico.

Autoexame

O autoexame pode ser feito mensalmente entre o 7º e o 10º dia contados a partir do 1º dia da menstruação. Já as mulheres que não menstruarem, devem escolher um dia do mês.

Como fazer:

Mama: para examinar a mama esquerda, coloque a mão esquerda atrás da cabeça e apalpe o seio com a mão direita. Para examinar a mama direita, coloque a mão direita atrás da cabeça e apalpe com a mão esquerda.

Axilas: após examinar as mamas, apalpe toda a área debaixo dos braços.

Mamilo: para examinar se há alguma secreção, pressione os mamilos suavemente.

 

Confira mais dicas para fazer o autoexame:

Diagnóstico

O diagnóstico precoce é muito importante no tratamento contra qualquer tipo de câncer. No câncer de mama, o autoexame e a realização anual da mamografia para mulheres a partir dos 40 anos são aliados para que a doença seja diagnosticada de forma precoce.

Porém, é importante destacar que o autoexame não substitui outros exames como mamografia, ressonância magnética e biopsia e ultrassom, que podem definir o tipo de câncer e a localização dele.

Prevenção

Prevenir o câncer de mama não é totalmente possível, já que diversos fatores estão relacionados ao surgimento da doença.

Mas algumas coisas podem ser feitas para controlar os fatores de risco. Alimentação, controle de peso e atividade física podem reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver o câncer de mama.

Tratamento

O câncer de mama tem pelo menos quatro variações. Por isso, o tratamento não deve ser padrão, pois cada tipo de tumor possui um tratamento específico.

[vejatambem]