Pular para o conteúdo

GASTRONOMIA SAUDÁVEL: como aliar sabor à boa nutrição

Escrito por


 

Alface, frango e só. É basicamente isso que as pessoas entendem como uma alimentação saudável, onde gosto, tempero e até apresentação não importa. Mas o projeto Viver Bem está vivo para desmistificar os mitos que se criaram na gastronomia saudável.

Ingredientes, temperos e formas de montar um prato fazem toda a diferença numa alimentação saudável, tornando a refeição mais saborosa, interessante e atrativa.Gastronomia saudável - conheça diversas opções de pratos saborosos e saudáveis

GASTRONOMIA SAUDÁVEL: como aliar sabor à boa nutrição

A gastronomia saudável, como explica a nutrichef Joana Kamil, coordenadora do curso de pós-graduação em Nutrição e Gastronomia do IESPE, é aquele tipo de gastronomia que pensa no prato como um todo, desde a compra dos ingredientes, bem como o uso de forma consciente e sustentável. “O principal objetivo de uma gastronomia saudável é oferecer um prato nutritivo, colorido, saboroso, atraente e que de saciedade”, diz Joana.

Segundo a nutrichef a gastronomia saudável só possui benefícios, seja para quem a consome, para o planeta e até para quem prepara. “Além de fornecer mais nutrientes, cores, sabores e texturas, a gastronomia saudável ajuda a diminuir a produção de lixo com a utilização consciente e sustentável dos ingredientes, sempre pensando na safra, no aproveitamento integral e, consequentemente, na melhora da disponibilidade dos nutrientes em uma refeição”, completa Joana Kamil.

Quer entender como inserir a gastronomia saudável na sua rotina? Joana conta que o primeiro passo é conhecimento. “A primeira coisa é conhecer os ingredientes e as técnicas, assim você saberá o que deve ser feito para transformar saudável em algo atraente”, explica.Gastronomia saudável - conheça diversas opções de pratos saborosos e saudáveis

 

Gastronomia saudável no dia a dia

Joana Kamil deixa claro: o segredo para a gastronomia saudável e para o sabor de comida caseira é o uso de ingredientes frescos e variados, além de temperos naturais. “Dessa forma, conseguimos aquele gosto de comida caseira que todo mundo gosta. Um grande segredo é o uso dos temperos, que precisam ser frescos e naturais. Alho, cebola e ervas frescas são as melhores opções. Já os temperos prontos, deixem eles de lado, pois além de muito sódio, podem conter aditivos que não são nada saudáveis”, explica Joana.

A nutrichef, além de professora e coordenadora, também presta consultoria para Aloha Fresh Food, sendo responsável pelo Desenvolvimento e inovação do cardápio. Ela enfatiza que o Aloha tem como objetivo a gastronomia saudável, preocupando sempre com a origem dos ingredientes. “Sempre observamos se o produto está fresco, assim podemos oferecer pratos nutritivos, com mais sabor e cor. Com isso, temos um cardápio variado, que agrada a todos os públicos que buscam uma alimentação saudável”, explica.

Joana também conta que são constantes as atualizações no cardápio, pois a equipe sempre busca o que há de mais atual no mercado em termos de novos ingredientes e preparo. Outra preocupação da gastronomia saudável é com a higienização dos produtos, garantindo mais segurança aos clientes.Gastronomia saudável - conheça diversas opções de pratos saborosos e saudáveis

 

 

Agradando gregos e troianos

Lembra que falamos que alimentação saudável não é só salada e frango? isso é pura verdade!

Agora, lembra da sua infância, de sua mãe ou avó falando que o prato precisa ser colorido para ser saudável? Isso também é pura verdade e Joana Kamil confirma: “Prato colorido é sinal de comida saudável. Além de colorido, o ideal é que seja variado, fresco, saboroso, garantindo assim todos os nutrientes importantes”, diz Joana.

Agora, uma coisa que muda a refeição é a forma como ela se apresenta. Por exemplo, pratos bonitos e mesa posta são atrativos para os olhos. Utilizar cortes e texturas diferentes garantem a surpresa na hora da refeição, garante Joana.

Para a criançada, a ideia, segundo a consultora do Aloha Fresh Food, é oferecer pratos coloridos e com variedade, assim elas podem experimentar um pouco de cada coisa. Já para os veganos, Joana diz que as proteínas vegetais são ótimas substitutas para as carnes e os ovos, já que são igualmente nutritivas.Gastronomia saudável - conheça diversas opções de pratos saborosos e saudáveis

 

Brasil e a gastronomia

Feijoada, canjiquinha, brigadeiro. Quem vê até pensa que a gastronomia do Brasil é só isso. Claro que os pratos típicos são extremamente importantes para a cultura de um país, e que elas contam muito sobre uma história que faz parte do sangue de todos.

Mas o Brasil é um país que possui muita riqueza em relação à gastronomia. Joana conta que há muita variedade de ingredientes e muitas receitas tradicionais são nutritivas, além das frutas. “O termo saudável é bem relativo, variando de cultura para cultura, mas no geral, quando se leva em conta a qualidade dos ingredientes, o Brasil possui comidas bem saudáveis”, diz Joana.

Segundo uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), divulgada em meio de 2018, aponta que o brasileiro está comendo melhor.

A pesquisa diz que oito em cada dez brasileiros, afirmam que se esforçam para ter uma alimentação saudável e 71% dos entrevistados apontam que preferem produtos mais saudáveis, mesmo que tenham que pagar caro por eles. Esses mesmos 71% afirmam estar satisfeitos com a própria alimentação.

Já uma pesquisa de 2014, realizada pelo Sebrae Agronegócio, afirma que cerca de 80% dos entrevistados aceitam pagar mais caro por alimentos produzidos de forma sustentável.

Gastronomia saudável - conheça diversas opções de pratos saborosos e saudáveis

 

Conheça os alimentos e seja amiga deles

Não precisa ser profissional da gastronomia para entender que os alimentos são nossos aliados, mas saber, ao certo, sua composição é de extrema importância para montar um cardápio adequado. Seja para sua família ou para servir em seu estabelecimento, Joana garante que a partir do entendimento dos alimentos, é possível produzir uma refeição balanceada e saudável. “Quando conhecendo a composição dos alimentos, sabemos quanto de nutriente ele possui, do ponto de vista qualitativo e quantitativo. Exemplo: não basta saber se o alimento tem carboidrato e sim qual tipo e qual quantidade”, explica a coordenadora do curso de pós-graduação Nutrição e Gastronomia do IESPE, Joana Kamil.Gastronomia saudável - conheça diversas opções de pratos saborosos e saudáveis

 

Gastronomia e Nutrição de mãos dadas

Uma complementa a outra! Essa é a definição de Joana Kamil em relação entre as duas áreas. “A gastronomia proporciona conhecimentos de técnicas e uso de ingredientes que melhoram sabor, textura, apresentação. A nutrição oferece conhecimentos de elaboração de pratos nutritivos, melhor uso de ingredientes e técnicas a fim de desenvolver receitas equilibradas, auxiliando no manuseio dos alimentos de forma segura. Elas estão juntas, de mãos dadas”, explica Joana.Gastronomia saudável - conheça diversas opções de pratos saborosos e saudáveis

Gastronomia saudável pode ser mais simples do que pensamos. Adicione temperos saudáveis, alimentos nutritivos, frescos e de preferência, que você conheça a origem desses produtos. Uma simples mudança pode fazer muito bem para sua saúde.

 

Endereços:

Aloha Fresh Food: Av. Barão do Rio Branco, 3952, Passos – Juiz de Fora

IESPE: Av. Barão do Rio Branco, 3480 – 3° andar – Passos, Juiz de Fora

 

O Viver Bem é um oferecimento de: Aloha Fresh FoodSabor da Fruta – Hortfruti e GranelNutriChef Joana Kamilf Empório Life – padaria sem glútenIESPE – Pós Graduação e Curso de Extensão – e Fibratech Academia.

 

Por: Ombrelo