Conheça as combinações tradicionais da gastronomia brasileiras

24 out | 4 minutos de leitura

Elas são gostosas e unicamente brasileiras

Se seus planos, um dia, for mudar do Brasil, será que você consegue viver sem essas delícias? Elas fazem parte do nosso cotidiano e por isso, não damos o valor correto. Mas quando vamos viajar, voltamos querendo o arroz com feijão de sempre.

Mas você sabe quais são as combinações de comidinhas brasileiras mais famosas e que talvez você só vai encontrar aqui? Listamos alguns pratos e combinações mais tradicionais e originais do Brasil, para você dar aquele valor supremo.

Te aconselho a ler essa matéria já com uma comidinha ou tira-gosto pronto, porque vai dar fome! Se liga:

 

Arroz com feijão

Além de ser um dos pratos mais tradicionais do Brasil, a combinação certeira é fonte de muitos benefícios. Eles fornecem aminoácidos, são fontes de fibra e vitamina.

Em meados do século XVIII a Coroa Portuguesa autorizou a instalação da primeira descascadora de arroz na colônia. Dali até a metade do século seguinte o Brasil se tornou grande produtor e exportador de arroz. Mas o jeito que cozinhamos o arroz atualmente, refogando-o em azeite com alho ou cebola para depois cozinhar, surgiu com os africanos.

Já o feijão, dizem que é o alimento mais antigos da humanidade. Eram cultivados no Egito e na Grécia, era o prato preferido dos guerreiros na antiga Troia. Em Portugal, o feijão era consumido apenas ocasionalmente por camponeses, sempre em cozidos e ensopados.

No Brasil, a dúvida de como essa união surgiu ainda permanece. Mas no Nordeste, há diversas referências em músicas falando desse casal. 

 

Queijo com Goiabada

Já diziam Claudinho e Buchecha, “Carro sem estrada, queijo sem goiabada, sou eu assim, sem você“. Sim, o famoso Romeu e Julieta é o tradicional queijo com goiabada.

Essa combinação deliciosa tem origem separada, mas ambas derivadas de Portugal. Quando os portugueses se instalaram em Minas, eles começaram a produzir o queijo. Já a goiabada, era produzida para conservar a fruta em forma de doce, mas isso vem desde os tempos romanos. Aqui no Brasil, ela começou a ser feita para substituir a marmelada, típica de Portugal.

Essa combinação também não tem origem definida, mas acredita-se que surgiu nos cafés da tarde mineiros no período colonial, quando tinham muitos ingredientes nas mesas. Assim, era possível misturar diversas coisas e formar combinações deliciosas. 

 

Coxinha com Catupiry

A primeira notícia que se tem de receita de coxinha é em torno de 1780, em um livro de culinária do francês Lucas Rigaud. Mas já a coxinha com catupiry, segundo o jornalista Humberto Werneck, foi criada em Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Thereza Martins diz que, em 1972, a primeira coxinha com catupiry foi vendida e ela era a única no Brasil que fazia essa junção. Thereza era dona da lanchonete Doce Docê e ficava na Av. Afonso Pena. Com o sucesso que o salgado fez, a loja abriu filial na Savassi, no BH Shopping e em Ouro Preto. Mas em 1998 a Doce Docê fechou as portas. Você pode ler o depoimento do jornalista AQUI.

 

Pão com Manteiga

O pão é um dos alimentos mais tradicionais e populares do Brasil. Dizem que ele surgiu há 12 mil anos, na Mesopotâmia, junto com o cultivo do trigo. Os pães eram feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho e eram achatados, duros, secos e muitos amargos.

Já a manteiga, acredita-se que começou na pré-história, no período no qual os humanos começaram a criar e domesticar vacas, cabras e ovelhas, para consumir a carne e o leite desses animais.

Algumas pessoas acreditam que a criação da manteiga foi um acidente. Em algum momento, é possível que um criador de animais tenha esquecido um balde de leite por bastante tempo. Com isso, criou uma nata em cima do produto. Eles devem ter batido a nata e obtiveram uma pasta de textura cremosa e gostosa.

Imagina essa dupla com um cafezinho?

 

Açaí com Leite Condensado

O açaí é uma das mais importantes fontes de alimentação para os habitantes da região Amazônica, terra da fruta. Ele também é encontrado em outros países próximos ao Brasil, como Venezuela, Colômbia, Equador e Guianas.

Mas para quem não sabe, na região Norte, o açaí é consumido com farinha de mandioca, tapioca, ou até mesmo na forma de pirão com farinha para acompanhar um peixe assado ou camarão.

Já na região Sudeste, é comum acrescentar diversas guloseimas. O mais tradicional é o leite condensado, que forma essa dupla perfeita.

 

Mas é claro que possuem diversas outras comidinhas que só existem no Brasil, como:

Brigadeiro

 

Pão de queijo

 

Feijão tropeiro

 

A boa e velha feijoada

 

Cigarrete – em algumas cidades do Brasil nem tem, viu?!

 

Dessas delícias, qual você sentiria mais falta?

 

[vejatambem]