Pular para o conteúdo

Alimentação saudável combina com rotina agitada? Conheça alternativas para continuar se alimentando bem

Escrito por


Um lanchinho saudável e saboroso

Manter uma alimentação saudável, para muitas pessoas, pode se tornar um desafio quando a rotina se torna corrida e agitada. É nessa hora que a escapada acontece e a ida até a lanchonete se torna o caminho mais rápido para comer.

E hoje, manter uma alimentação saudável mesmo com a correria do dia a dia é uma tarefa relativamente simples, já que existem diversas opções saudáveis, apetitosas e rápidas.alimentação saudável: conheça formas simples de manter a rotina alimentar

 

O saudável deve ser gostoso

Diversas pessoas torcem o nariz só de ouvir que o alimento possui baixo carboidrato (o famoso Low Carb), é sem glúten e ou sem açúcar. Isso porque, antigamente, a ideia de alimentação saudável era algo com falta de sabor ou com textura seca. Mas atualmente, a gama de alimentos saudáveis e práticos é extensa.

Fernanda Martins, diretora de produção do Empório Life – padaria sem glúten, afirma que o estabelecimento possui pães, bolos e doces gostosos e ricos em nutrientes. “Usamos a farinha de amêndoas, farinha integral e o óleo de coco em alguns preparos. Os alimentos não possuem glúten nem conservantes, onde tudo é produzido de forma artesanal”, explica Fernanda.

 

Não tenha medo de experimentar

Segundo Fernanda, conforme as pessoas experimentam esses alimentos, elas gostam e começam a descobrir os benefícios dos ingredientes que estão no produto. “Nossos clientes já relataram melhorias na qualidade do sono, na disposição para fazer as atividades do dia a dia e a perda de peso, pois muitos de nossos produtos possuem indicação de nutricionistas”, explica Fernanda.

Aline de Souza, gerente dos produtos a granéis do Sabor da Fruta – hortifruti e granel, diz que algumas substituições podem ser feitas para garantir o sabor e textura dos alimentos. “Um grande exemplo disso é a utilização da alfarroba, que é um excelente substituto do cacau em pó e possui um gosto praticamente igual do chocolate. Como ela é naturalmente doce, dispensa adição de açúcar no preparo dos alimentos que contém o fruto, além de possuir um alto valor nutritivo, sem glúten, lactose e cafeína”, explica Aline.  limentação saudável: diversas receitas podem ser feitas de forma saudável e gostosas

 

Tenha algo sempre a mão

Sabe aquela ida até a padaria no meio da tarde porque você não levou seu lanche para o trabalho? Esse ato pode te fazer sair de lá com refrigerante, um salgado e um chocolate. Ruim né?! Além de não ser nada saudável, essas escapadas na alimentação vão fazendo você gastar mais.

Gastos a mais e lanches gordurosos podem ser resolvidos com uma palavra: planejamento”. Saia de casa pensando em como será seu dia, leve seu almoço, um lanche para a tarde e sempre um petisco saudável.

Fernanda diz que há diversas opções fáceis de levar para o trabalho, dentro da bolsa e assim incorporar uma alimentação mais saudável durante o dia. “As opções mais legais para isso são o biscoito de polvilho sem glúten, que são pequenos, gostosos e que dão a sensação de saciedade; pipocas e granolas, que são ótimas para enriquecer um café da manhã ou um lanche à tarde; o iogurte proteico também é uma opção gostosa, com alto teor de proteína por porção e tem diversas opções de sabores”, conta.alimentação saudável: conheça formas simples de manter a rotina alimentar

 

Aline também conta que as nuts são ótimas aliadas para tapear a fome. “As nuts são frutos compostos por uma casca dura ou resistente em torno de uma semente, que quase sempre é comestível. Em geral, chamamos de nuts as sementes, nozes, castanhas e amêndoas. Elas são práticas, possuem proteínas, fibras, gorduras essenciais, antioxidantes e minerais”, explica.

Ela também conta que a chia é ótima aliada para dar saciedade, pois suas fibras têm a capacidade de absorver muita água, transformando-se em uma espécie de gel. “A chia pode ser facilmente consumida junto a saladas ou na mistura de sucos e vitaminas. Além de outras receitas, na quantidade de duas colheres de sopa, que equivale a 25 gramas”, explica Aline. alimentação saudável: as frutas são perfeitas para se alimentar

⠀⠀

E as gostosuras? Onde fica?

Se você não dispensa aquela guloseima, há algumas opções tentadoras para suprir essa vontade, como Fernanda aponta: coxinha com massa de mandioca, hambúrguer com 100g de carne bovina e pão saudável, rocambole feito com farinha de amêndoas, chocolate 70% e coco, pizza feita com massa de grão-de-bico e bolos confeitados.alimentação saudável: diversos produtos podem ser feitos de forma saudávelPara substituir o açúcar dos preparos, a dica de Aline é usar o Eritritol, que possui um sabor bem próximo do açúcar convencional, com índice glicêmico zero, com apenas 6% de calorias e 70% da doçura do açúcar. “O Eritritol é obtido a partir da fermentação de amido (normalmente do milho) e possui o maior poder refrescante entre os edulcorantes e praticamente não é metabolizado pelo organismo, ou seja, não altera a insulina ou os níveis de glicose, sendo eliminado em 24 horas”, conta Aline.

Segundo Fernanda, o Eritritol também é usado nos preparos dos produtos Low Carb do Empório Life. “Usamos esse adoçante natural, pois além de saudável, ele é resistente à altas temperaturas, podendo ser utilizado no preparo de diversas sobremesas, além do uso como adoçante de mesa”, completa Fernanda.alimentação saudável: os bolos recheados podem ser extremamente saudáveis

Para manter uma alimentação saudável em meio a rotina maluca de atualmente, basta planejamento, consumir os alimentos corretos para seu objetivo e claro, sempre consulte um nutricionista.

 

Endereços:

Empório Life: Alameda Pássaros da Polônia, nº 47, Estrela Sul;

Sabor da Fruta: Av. Presidente Itamar Franco, 2099 – São Mateus;

Confira mais dicas de saúde e bem-estar no quadro Viver Bem, na Rádio Cidade, toda segunda, quarta e sexta-feira, às 9h e 19h. A série de reportagens continua, também, aqui em Ombrelo.

O Viver Bem é um oferecimento de: Aloha Fresh FoodSabor da Fruta – Hortfruti e GranelNutriChef Joana Kamilf Empório Life – padaria sem glútenIespe Pós Graduação e Curso de Extensão Fibratech Academia.

 

Por: Ombrelo