10 livros para entender o fascismo e o comunismo

19 out | 8 minutos de leitura

Leituras obrigatórias para não passar vergonha em discussões políticas

Época de eleição costuma envolver debates políticos intensos, especialmente durante o segundo turno do pleito. Atualmente, por sinal, os brasileiros têm ouvido muito dois termos: fascismo e comunismo. Mas você sabe o que quer dizer cada um desses conceitos? As explicações são complexas, portanto, nada melhor do que ir até as melhores fontes para entender cada um.

Hoje nós listamos dez livros (cinco sobre cada ideologia) para você saber o que é fascismo e o que é comunismo. Dessa forma você vai conseguir manter um debate em alto nível e sem passar vergonha!

 

Fascismo

 

O que é fascismo? E outros ensaios

Resultado de imagem para O que é fascismo? E outros ensaios

Autor: George Orwell

Descrição oficial: Romancista celebrado pelas distopias de 1984 e A revolução dos bichos, George Orwell também foi um prolífico repórter e colunista. Entre as décadas de 1930 e 1940, o autor de “O que é fascismo?” Colaborou em diversos veículos da imprensa britânica. Nesta coletânea de 24 ensaios publicados em revistas e jornais, Orwell explora um amplo espectro de assuntos, sempre perpassados pela política, sua principal obsessão intelectual e literária. Com temas que variam de Adolf Hitler à pornografia, de W. B. Yeats a O grande ditador, os textos selecionados pelo jornalista Sérgio Augusto compõem um inteligente mosaico das opiniões de Orwell durante o período crítico da Segunda Guerra Mundial e do início da Guerra Fria. Com sua visão irônica do mundo conflagrado da época, os ensaios demonstram a potência criativa do “socialismo democrático” adotado pelo escritor como credo político após sua experiência na Guerra Civil Espanhola, em contraposição aos totalitarismos de esquerda e de direita então em voga.

 

Mussolini e a Itália Fascista

Resultado de imagem para Mussolini e a Itália Fascista livro

Autor: Martin Blinkhorn

Descrição oficial: Martin Blinkhorn, um dos mais prestigiados professores de história europeia moderna da atualidade, investiga o fenômeno do fascismo de forma concisa, não tendenciosa e acessível ao grande público, e responde algumas questões relevantes: o que era o fascismo? Como e por que Mussolini conquistou o poder na Itália? Oferecendo considerações importantes sobre as novas linhas de pensamento acerca do tema, este livro é fundamental para os estudantes de história contemporânea e de matérias afins, assim como para o grande público interessado na história do século XX.

 

A Anatomia do Fascismo

Imagem relacionada

Autor: Robert. O. Paxton

Descrição oficial: O livro representa uma tentativa de trazer a literatura de trazer a literatura monográfica para mais perto das discussões sobre o fascismo em geral e de apresentá-lo de uma forma que leve em conta suas variações e sua complexidade. Tenta descobrir como ele funcionava. É por essa razão que se centra mais nas ações dos fascistas que se centra mais nas ações dos fascistas que em suas palavras, ao contrário da prática comum.

 

Para uma vida não-fascista

Resultado de imagem para Para uma vida não-fascista

Autor: Margareth Rago e Alfredo Veiga-Neto

Descrição oficial: Este livro pode ser visto como uma crítica aguda aos fascismos que hoje se apossam de nós com suas promessas de mais poder. E, caminhando junto com a crítica, está o alerta para o quanto nossa vida se torna mais sombria, amarga e infeliz cada vez que nos encantamos com qualquer forma de fascismo. Tomando o conhecido Prefácio que Michel Foucault escreveu para o livro O Anti-Édipo: introdução a uma vida não-fascista, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, professores e especialistas reuniram-se para discutir e explorar as possibilidades que aquele surpreendente e elucidativo texto foucaultiano ainda oferece para pensarmos e melhor compreendermos nosso mundo atual. De tais discussões, nasceu esta obra. Os organizadores acreditam que ele pode contribuir, por meio das críticas e análises de seus diversos autores, para a construção de modos de vida libertários e para a extinção das muitas formas de fascismo presentes na contemporaneidade. Esta publicação destina-se a todos os interessados em conhecer um pouco mais do legado intelectual de Michel Foucault e a todos que pretendem pensar e problematizar o presente com base no pensamento de um dos filósofos mais importantes do século XX.

 

Crer e Destruir

Resultado de imagem para Crer e Destruir

Autor: Christian Ingrao

Descrição oficial: Eram oitenta jovens. Inteligentes e cultos tinham apenas trinta anos quando Adolf Hitler chegou ao poder. Seus estudos universitários em economia, direito, filosofia, história e linguística eram o passaporte garantido para carreiras brilhantes. Essa promissora geração de intelectuais preferiu, no entanto, se engajar nos órgãos de repressão do Terceiro Reich, especialmente na SS – a famosa e temível unidade de proteção da elite do Partido Nazista – e no seu Serviço de Segurança (SD). Funcionaram, assim, como um importante lastro científico e institucional para a ideologia nazista, planejando e teorizando a respeito da eliminação de vinte milhões de indivíduos de raça pretensamente “inferior”. Organizaram e participaram do extermínio de um milhão deles. Apoiado por uma incansável investigação nos arquivos do SD e da SS, Christian Ingrao – diretor do Institut de l’Histoire du Temps Présent e especialista em guerra e nazismo – retraça o destino desses intelectuais que formavam uma das principais elites de Hitler. Crer e destruir esmiúça suas redes – militantes, universitárias ou de amigos – e estuda suas maneiras de pensar e se relacionar com a guerra e o “mundo de inimigos” que, segundo eles, os ameaçava.

 

Comunismo

0|Z

O Manifesto Comunista

Imagem relacionada

Autor: Karl Marx e Friedrich Engels

Descrição oficial: Um espectro assombra a Europa: o espectro do comunismo. “A História de toda a sociedade que existiu até agora é a História da Luta de classes”. “Tudo o que é soído desmancha no ar”. “Que a classe dominante trema frente à revolução comunista”. “Os proletários nada têm a perder fora suas correntes”. Escrito há mais de 150 anos, principal texto político do mundo moderno e contemporâneo, O Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels ganha novos contornos, quando o capitalismo se encarrega de reimpor o império das relações mercantis, estendendo a todos os rincões do mundo o domínio do capital e, com ele, a luta de classes.

 

Stalin – Triunfo e Tragédia

Resultado de imagem para Stalin - Triunfo e Tragédia

Autor: Dmtri Volkogonov

Descrição oficial: O general do Exército soviético Dmitri Volkogonov teve total acesso aos arquivos do Partido Comunista da União Soviética e reuniu dados para narrar de maneira brilhante a história do homem que, por trinta anos, controlou milhares de pessoas da União Soviética. O box contém dois volumes: o primeiro abrange o período que vai da revolução que derrubou um regime secular em plena Primeira Guerra Mundial até a imposição da mão de ferro stalinista sobre a URSS. No segundo acompanhamos o relato da turbulenta trajetória do ditador russo desde o momento em que rompe o pacto de não agressão com a Alemanha nazista até sua morte. Mais do que uma biografia, esta obra é o documento definitivo sobre o homem, o tempo e a tragédia.

 

Antes que Anoiteça

Resultado de imagem para Antes que Anoiteça

Autor: Reinaldo Arenas

Descrição oficial: ‘Antes que Anoiteça’ constitui uma autobiografia do autor, em que narra os fatos mais importantes de sua vida, suas experiências, desilusões e sofrimentos. O autor, com a saúde terrivelmente debilitada pela Aids, suicida-se quando percebe que não poderá continuar escrevendo e lutando pela liberdade política de Cuba . De fato, a atividade política foi intensa em sua vida e, em carta publicada na última página desta obra, o autor culpa o Fidel Castro pela sua decisão, dizendo que não teria sofrido com o exílio, a solidão e as doenças contraídas no desterro se pudesse ter vivido livre em seu país. Por fim, diz que seu livro não traz uma mensagem de derrota, e sim uma mensagem de luta e esperança e conclama o povo cubano a seguir lutando pela liberdade.

 

A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado

Resultado de imagem para A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado

Autor: Friedrich Engels

Descrição oficial: Neste livro-referência para a compreensão da estrutura da sociedade – desde o estado selvagem, a barbárie até a chegada da civilização – Friedrich Engels (1820-1895) interpreta as investigações de Lewis Morgan (EUA, 1877) e enriquece os detalhados estudos de Karl Marx sobre a análise materialista da história. Uma obra fundamental para entender a concepção do materialismo, a filosofia marxista, a institucionalização da família e o aparecimento do Estado Capitalista Moderno. Atemporal para muitas gerações. • Um dos clássicos fundamentais para o estudo do materialismo histórico. • A tradução é do filósofo Leandro Konder, um dos mais respeitados intelectuais brasileiros e um dos maiores estudiosos do marxismo no Brasil. • Engels é coautor, junto a Karl Marx, do Manifesto Comunista, e ajudou a desenvolver os ideais do socialismo científico. • A edição BestBolso ganhou Posfácio com contextualização histórica da Profª. Draª. Aparecida Maria Abranches (UFRRJ). • Pela Bertrand Brasil, a obra vendeu 17 edições.

 

ABC do Comunismo

Resultado de imagem para ABC do Comunismo

Autor: Nikolai Bukharin

Descrição oficial: Este livro transcende os limites da simples exposição para simpatizantes da concepção marxista de Sociedade. É obra de relevante valor científico que deve ser lida por quantos se interessem pelos estudos da economia, sociologia e política, sem preocupações sectárias ou de partidarismos políticos. Este livro não é uma obra teórica, trata-se de uma síntese didática da ideologia marxista, destinada especialmente aos leitores principiantes, muito embora exista bastante rigor em termos de elaboração. O autor inicia a abordagem de marxismo afirmando que todo partido, como expressão de uma determinada classe, tem que ter um programa e que todo programa deve Ter objetivos estratégicos claros: ´A totalidade dos fins visados por um partido constitui o programa desse partido. Para cada partido o programa é o que há de mais importante. É segundo seu programa que se pode julgar que interesses um partido defende´. Os riscos, por exemplo, se organizam para defender a propriedade privada e seus privilégios. Portanto, seu programa é uma plataforma de defesa de sua classe.