Nostalgia anos 2000: 10 filmes que marcaram a década

24 maio | 3 minutos de leitura

Na próxima quarta-feira a Danke promove a Bubbles 00’sfesta temática dos anos 2000 para aqueles que já sentem saudades da década passada. Para aumentar esse ritmo nostálgico, preparamos hoje uma matéria especial com um filme marcante de cada ano dos anos 2000, ou seja, dez lançamentos incríveis que saíram entre 2000 e 2009.

Confira abaixo e deixe nos comentários qual filme você escolheria para representar cada ano.

 

Gladiador (2000)

Vencedor do Oscar de Melhor Filme, Gladiador foi dirigido por Ridley Scott e conquistou o público por saber mesclar ação com o drama. Nos anos 2000, o longa foi transmitido várias vezes na televisão aberta, em alguns casos sendo dividido, por ser um filme muito grande.

 

Moulin Rouge: Amor em Vermelho (2001)

É praticamente impossível alguém não se encantar com Moulin Rouge. O musical foi um dos produtos culturais mais celebrados de 2001, graças às canções, coreografias, cenários e atuações de Nicole Kidman e Ewan McGregor.

 

Cidade de Deus (2002)

Em 2002 o Brasil chegou a concorrer ao Oscar de Melhor Diretor com Fernando Meirelles. O cineasta foi o responsável por Cidade de Deus, um filme extremamente realista que, além de ter uma direção impecável, conta com uma montagem incrível e uma narrativa empolgante. O melhor que tivemos no cinema nacional dos anos 2000!

 

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

Ao lado de Ben Hur e Titanic, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei é o filme que mais venceu Oscars. Foram 11 no total! A terceira parte da trilogia é simplesmente incrível. Os 201 minutos de filme não são cansativos e emocionam os nerds até hoje. E ainda é muito comum encontrar o longa-metragem passando nos canais de tv fechada.

 

Meninas Malvadas (2004)

Uma das comédias mais celebradas dos anos 2000 é Meninas Malvadas. Um filme composto por personagens hilários, frases inesquecíveis e momentos icônicos. O roteiro de Tina Fey deve ser admirado para sempre!

 

Ponto Final – Match Point (2005)

O melhor trabalho de Woody Allen nos anos 2000 não poderia ficar de fora desta lista. Match Point aborda conceitos cotidianos e paixões com uma fórmula típica do diretor, que apresentou um roteiro consistente e ótimos personagens. Uma verdadeira aula de estrutura narrativa.

 

Click (2006)

Adam Sandler é um ícone da década de 2000, apesar de ser muito criticado. Os filmes do ator foram exibidos inúmeras vezes na televisão, e um dos mais marcantes é Click. Com uma história divertida e, em alguns momentos, bem reflexiva, Click é muito Black Mirror, meo! Viva Adam Sandler!

 

Tropa de Elite (2007)

O segundo filme nacional na lista é Tropa de Elite. Extremamente pirateado, o longa de José Padilha foi um fenômeno de bilheterias e algumas de suas falas viraram memes antes mesmo desse conceito ser popular como é hoje.

 

Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Christopher Nolan pode ser questionado por muitos trabalhos, mas nunca pelo que fez em Batman: O Cavaleiro das Trevas. O segundo filme da trilogia é uma obra-prima, e talvez seja o melhor filme de herói de todos os tempos, assim como o Coringa de Heath Ledger é um dos melhores vilões já vistos na telona.

 

Avatar (2009)

Avatar não tem uma narrativa muito interessante, mas tem uma relevância gigantesca. O filme, que tem a maior bilheteria dos anos 2000 e da história do cinema, popularizou o 3D e mudou o conceito de efeitos visuais. James Cameron, indiscutivelmente, sabe como faturar!

 

Leia Mais:

Nostalgia: os anos 2000 em 30 ícones da época


Tags: cinema