7 filmes que mostram o poder da água

22 mar | 2 minutos de leitura

Muitas tragédias, histórias reais e criaturas poderosas

Hoje é comemorado o dia Mundial da Água, então resolvemos lembrar os filmes que já mostraram o poder da água, direta ou indiretamente. Seres aquáticos poderosos e tragédias ocorridas no mar, ou vindas dele, são comuns no cinema, e costumam render bons filmes. Confira abaixo e fale nos comentários se esquecermos de algum dos seus favoritos.

 

Titanic (1997)

Vamos começar com o mais icônico. Lançado em 1997, o filme de James Cameron retratou muito bem a tragédia real ocorrida em 1912. Além de ser um filmasso (vencedor de 11 Oscars), Titanic mostra o quanto a água é capaz de destruir com facilidade até as maiores invenções humanas. A produção teve um custo de 200 milhões de dólares e é, até hoje, a segunda maior bilheteria de todos os tempos, tendo arrecadado mais de 2 bilhões e 100 milhões de dólares.

 

O Impossível (2014)

O filme estrelado por Naomi Watts e Ewan McGregor é um dos melhores do estilo de tragédias naturais. As atuações e a carga dramática são os pontos altos de O Impossível, que conta a história de uma família que enfrenta a tsunami devastadora que atingiu a Indonésia em 2004. Naomi Watts foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo trabalho neste bom filme.

 

Tsunami (2005)

Esse filme, em compensação, já não possui muitos bons elementos. Mas mostra o poder que a água pode ter. Lançado em 2005, Tsunami mostra os personagens tentando fugir de uma onda gigantesca que varre a costa de uma ilha. A premissa é relativamente boa. No entanto, o roteiro, as atuações e a direção são bem fracas.

 

Rango (2011)

Fugindo um poco das tragédias, temos a animação Rango. Dirigido por Gore Verbinski e protagonizado por Johnny Depp, Rango não é focado no tema água, mas mostra a importância dela quando o galão com toda a água da vila comandada por Rango é roubado. O longa faz questão de ressaltar que só o galão pode salvar a população.

 

A Lei da Água (2015)

A água é um bem precioso, nos filmes e na realidade. Portanto, também é bom incluirmos um documentário nesta lista. A Lei da Água é uma produção brasileira que mostra a relação entre o novo Código Florestal e a crise hídrica no Brasil, destacando a importância das florestas e da água. São mais de 35 entrevistas com especialistas ambientais, cientistas, agricultores etc. André D’Elia é quem assina a direção do filme.

 

Tubarão (1975)

O grande precursor dos Blockbusters também mostra o poder da água. Neste caso, a força de uma criatura vinda dela. Tubarão é uma obra-prima de Steven Spielberg que mostra uma batalha entre o homem e um dos animais mais temidos dos sete mares. Com um roteiro fantástico e uma trilha sonora icônica, Tubarão é um filme que merece ser visto e revisto inúmeras vezes.

 

A Forma da Água (2017)

Não poderia faltar o vencedor do Oscar 2018 de Melhor Filme e Direção. A Forma da Água também mostra o poder de uma criatura oriunda da água, e Guillermo del Toro fez questão de deixar a água presente em todos os elementos visuais e textuais da narrativa. Um filme fantástico (literalmente)!


Tags: Destaque